Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

09/11/2021 09/11/2021 15h49m

Obra de macrodrenagem pluvial avança em novo trecho da Rua Alfredo Saccol com a instalação de tubos


O serviço é realizado na região do Bairro Tomazetti. O trânsito permanece bloqueado na esquina da Rua Lídio Desconzi

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, avança com a execução dos serviços na obra de macrodrenagem que ocorre no Bairro Tomazetti, na Região Sul do Município. Nesta semana, a empresa responsável pela obra, a Brita Pinhal, de Itaara, trabalha na construção de uma caixa de passagem na esquina da Rua Alfredo Saccol com a Rua Lídio Desconzi. Após, segue a instalação de tubos.

A obra iniciou na Rua David Ribeiro, a partir da BR-392, e seguiu pelas ruas Norizonte Figueiró da Rosa e primeira quadra da Alfredo Saccol, até próximo à esquina da Rua Lídio Desconzi. Nesses locais, a macrodrenagem já foi concluída e, no total, já foram instalados 799 metros de tubos. 

Contudo, a Rua Alfredo Saccol é formada por três quadras e a colocação de tubos se estenderá ao longo da via até a Rua Ernesto Parcianelo. Neste trecho, ainda faltam ser instalados mais 488 metros de tubos até a Rua Ernesto Parcianelo.

A obra

A obra de macrodrenagem é um pedido antigo dos residentes do Bairro Tomazetti, que sofrem com constantes alagamentos. O investimento do Executivo Municipal é de R$ 2.577.560,55 com recurso do Fundo Pró-Saneamento. As melhorias contemplam a construção de galeria pluvial em quatro ruas: David Ribeiro, Norizonte Figueiró da Rosa, Alfredo Saccol e Ernesto Parcianelo. Além da drenagem pluvial, está prevista a recuperação do pavimento dessas quatro vias. 

A obra teve início em 20 de outubro de 2020. A previsão era de que os serviços fossem concluídos em até 150 dias. Porém, a obra precisou ser paralisada no final do mês de fevereiro deste ano por falta de material. Com a pandemia, seguidamente as empresas enfrentam o atraso nas entregas por parte de fornecedores. No mês de abril, a situação começou a normalizar e a empresa recebeu material suficiente para dar continuidade aos serviços. Com isso, houve o aditivo de prazo de mais 90 dias. Por ser uma obra complexa, nos próximos dias haverá necessidade de um novo aditivo para que os serviços sejam concluídos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial