Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

08/11/2021 08/11/2021 19h53m

Prefeitura de Santa Maria e RGE promovem reunião com empresas compartilhantes sobre fios em postes


Alex Caceres (Prefeitura)

Na oportunidade, ficou definido que um mutirão será realizado em 11 de janeiro para remoção de fios em desuso e ajustes no cabeamento ativo. Objetivo do trabalho é proporcionar mais segurança para a população e melhorar o aspecto visual do Centro de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a concessionária de energia RGE Sul, promoveu, na manhã desta segunda-feira (8), no Itaimbé Palace Hotel, no Bairro Centro, uma reunião para tratar sobre a fiação nos postes da cidade. Representantes de 20 empresas compartilhantes, isto é, que possuem cabeamento nos postes da RGE Sul, foram convidados para o encontro. Na oportunidade, ficou definido que, até o fim deste mês, as empresas realizarão uma vistoria prévia nas redes de fios e que, em 11 de janeiro, haverá um mutirão para retirada dos cabos em desuso e ajustes nos cabos ativos. A ação começará pela Avenida Rio Branco. 

Conforme o vice-prefeito Rodrigo Decimo, presente na reunião, com o passar dos anos, ocorreu um acúmulo de fios obsoletos nos postes localizados em via pública. Esse fenômeno impacta na segurança da população. O mutirão também fará ajustes na altura dos fios para evitar acidentes com pedestres ou caminhões com carga alta, por exemplo. Ao mesmo tempo, segundo o vice-prefeito, o aspecto visual do Município norteia o trabalho. 

“Sabemos que existe um número bastante significativo de cabos em desuso. A tendência é que, devido às novas tecnologias, esse número aumente. Esse movimento também está relacionado a ações da Prefeitura no Centro Histórico Ferroviário e a necessidade de se atacar a poluição visual causada pelos fios”, complementou Decimo. 

Ainda no encontro, a consultora de negócios da RGE Sul, Mari Lucia Santos, reforçou a importância do mutirão para a segurança da população. 

“Agradecemos a pronta resposta dos compartilhantes que vieram participar da reunião. Essa união de esforços é fundamental, porque temos questões de risco à vida, devido à fiação mal colocada, com altura inadequada. Tenho certeza que esse trabalho será um sucesso. É uma parceria que é boa para as empresas e para o Município. As empresas vão liberar mais espaço para atuar com as novas tecnologias. Já o Município ficará cada vez mais bonito e seguro”, afirmou Mari. 

Como representantes da RGE Sul, também participaram o coordenador de operações de campo, Cleber Cristiel Cezar, e o coordenador de obras, Anderson Machado. Pela Prefeitura, estiveram presentes o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene, o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, e o coordenador da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues. Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram da reunião. A maioria das empresas compartilhantes convidadas atua nas áreas de internet e telefonia ou são de outros ramos mas possuem estabelecimentos na Avenida Rio Branco.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial