Inicial > Infraestrutura > Notícias > No feriado de Finados, Prefeitura trabalha...

Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

02/11/2021 03/11/2021 10h21m

No feriado de Finados, Prefeitura trabalha na organização da estrutura dos cemitérios públicos


João Alves (Mtb: 17.922)

Servidores atuaram na recepção e orientação dos visitantes. Além disso, Prefeitura fez o monitoramento da segurança e auxiliou na promoção da Feira de Flores 

O feriado de Dia de Finados foi marcado, mais uma vez, pela intensa movimentação nos seis cemitérios públicos do Município, principalmente no Cemitério Ecumênico Municipal. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estima que milhares de pessoas tenham passado pelo local de sábado (30) até esta terça-feira (2) para visitar os túmulos de familiares e amigos.

Depois de ter realizado a limpeza do Cemitério Ecumênico Municipal nas semanas que antecederam a data, as equipes da Prefeitura de Santa Maria atuou na recepção e orientação dos cidadãos. Além disso, ao longo de todos os dias, a população pôde realizar as visitas com a segurança reforçada, já que, em 2021, a Prefeitura instalou 50 câmeras de segurança nesse que é o maior cemitério do Município. Os servidores que atuam no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) fez o monitoramento permanente por meio das imagens recebidas.

Identificação prévia

A partir desta quarta-feira (3), as visitas no Cemitério Ecumênico Municipal voltam a ocorrer mediante identificação prévia a ser feita na sede da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, na Avenida Medianeira, número 179, de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. Para facilitar o processo para os cidadãos, a pasta já trabalha em uma forma de transferir o serviço de identificação para a secretaria do cemitério, o que está previsto ocorrer ainda em novembro. 

A Prefeitura de Santa Maria ainda ressalta que eventuais problemas envolvendo os túmulos ou carneiras dos cemitérios municipais podem ser relatados pelo telefone (55) 3223-1616. Mais informações sobre os cemitérios de responsabilidade do Executivo podem ser conferidas aqui

Feira das Flores 

A população também teve à disposição um ponto de venda de flores nos cemitérios Ecumênico, Santa Rita, São José e Jardim da Saudade (no Bairro Caturrita). O Ecumênico foi o que concentrou o maior número de comerciantes nesta terça-feira (2), cerca de 20. Eles ficaram posicionados na calçada ao lado na Avenida Dois de Novembro, que teve bloqueio parcial no sentido Bairro-Centro. 

“Tentamos organizar de uma maneira mais confortável para os vendedores, até porque, no ano passado, não tivemos esse tipo de ação no Dia dos Finados. Na maioria, são comerciantes que compram as flores de fora e revendem na cidade. Ainda não temos o total de flores vendidas, mas sabemos que superou e muito o que foi registrado em 2019, último ano que teve vendas de essa movimento de vendas”, avalia o superintendente de Assistência Técnica da Prefeitura, Antoniangel Zanini. 

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Alves (Mtb: 17
.922) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial