Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

02/11/2021 02/11/2021 09h45m

Equipes realizam manutenções nos cemitérios locais em preparação a visitas para o Dia de Finados


Alex Caceres

Até o sábado (30), visitas seguem sendo agendadas. De domingo (31) a terça-feira (2), a visitação será das 7h30min às 17h

A Prefeitura de Santa Maria informa sobre a abertura dos seis cemitérios públicos administrados pelo Executivo Municipal, tanto na cidade quanto no Interior, em função da proximidade do Dia de Finados. Desde a última semana, servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalham na limpeza e na manutenção interna dos espaços. Seguem sendo realizados diversos serviços, como o corte de grama, o recolhimento de lixo e a retirada de plantas secas. Também ocorrem pinturas nos corredores para melhor orientar o acesso aos visitantes que desejam prestar homenagens aos entes falecidos. 

Por causa da pandemia, a população ainda terá de seguir dias e horários específicos para visitação, além de manter regras de higiene e de segurança para evitar o contágio pelo vírus. As medidas se dão principalmente no Cemitério Ecumênico Municipal, no Bairro Patronato, que concentra o maior número de visitantes. No sábado (30), o acesso ao local será permitido somente para as visitas previamente agendadas, mediante apresentação do documento de identificação e que seja informado o motivo da visita, uma vez que se trata de medida necessária para coibir e controlar o vandalismo nos túmulos. Já de domingo (31) a terça-feira (2), a visitação ocorre das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio-dia. Ainda, no Ecumênico, a entrada de pedestres será pelo portão principal, entre as avenidas Liberdade e Dois de Novembro. A saída será pelo portão da Avenida Liberdade. Já o acesso de veículos de transporte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida será pela Avenida Dois de Novembro.

Após, a partir de quarta-feira (3), as visitas ao Ecumênico retornam mediante agendamento presencial, a ser feito diretamente na sede da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Avenida Medianeira, 179). Mais informações pelo (55) 3223-1616. Para facilitar as visitas, a pasta já trabalha em uma forma de transferir o serviço de identificação para a secretaria do cemitério, o que está previsto ocorrer ainda em novembro.

Segurança 

Para reforçar a segurança do Cemitério Ecumênico, mais de 50 câmeras foram instaladas e já estão em funcionamento. As imagens são reproduzidas e acompanhadas em tempo real durante 24 horas por dia pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Além disso, as imagens são gravadas e arquivadas num sistema, sendo disponibilizadas para análise posterior, caso haja necessidade de verificar alguma irregularidade de dias ou meses anteriores. Uma empresa terceirizada foi contratada pelo Executivo Municipal para controlar o acesso ao Ecumênico. 

Ainda, recentemente, foram instalados dois monitores de vídeos no escritório no cemitério, que também reproduzem imagens em tempo real, 24 horas, para controlar quem entra e quem sai do local. Diariamente, a Brigada Militar faz rondas para reforçar a segurança e evitar vandalismo.

Transporte público

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que no feriado de Finados (2) haverá reforço no transporte coletivo para facilitar o deslocamento das pessoas ao Ecumênico. As alterações do transporte coletivo, e as linhas com itinerário serão: as linhas Alto da Boa Vista e 7 de Dezembro, nos dois sentidos, com paradas no Hotel de Trânsito do Exército, na Avenida Liberdade, e em frente ao Avenida Tênis Clube, na Avenida Dois de Novembro, nos dois sentidos da avenida. 

A secretaria lembra, também, que os passageiros da linha que circula pela Avenida Dois de Novembro poderão utilizar a integração, dentro do horário estabelecido, de outras linhas, podendo embarcar no Centro ou em outros pontos. Ainda, terão reforços as linhas Circular Sul, Jardim Berleze, Tancredo Neves e Passo das Tropas, no horário compreendido entre 7h e 18h.

Feira de Flores 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio de uma ação conjunta de diversas secretarias do Executivo, divulga a Feira de Flores que será realizada em cemitérios do Município. O dia oficial da comercialização das flores será no feriado de Finados (2). Os cemitérios contemplados com essa iniciativa são o Ecumênico Municipal, o São José e o Santa Rita. No Ecumênico, será feito um bloqueio na Avenida Dois de Novembro, no lado direito da rua, sentido Bairro-Centro. 

Estarão disponíveis para comercialização diversas variedades de flores, em formatos individuais e em arranjos. A venda será feita por comerciantes do ramo e produtores da região. No total, são 23 vendedores presentes nos cemitérios, organizados e distribuídos da seguinte forma: 14 comerciantes no cemitério Ecumênico Municipal, seis comerciantes no cemitério Santa Rita e três comerciantes no cemitério São José. 

A Prefeitura de Santa Maria ressalta que todas as medidas de segurança sanitária estão sendo tomadas e que o uso de máscara de proteção de forma correta e o distanciamento social são ações obrigatórias para garantir a saúde e proteção dos feirantes e dos frequentadores. Para garantir a segurança de todos e vistoriar que todos estão cumprindo as obrigações sanitárias, equipes de fiscalização da Prefeitura vão frequentar o local.

Serviço
Até sábado (30)

- Para acesso ao Cemitério Ecumêmico Municipal, é necessário agendamento prévio na sede da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Avenida Medianeira, 179). Informações: (55) 3223-1616

De domingo a terça-feira (dias 31 de outubro e 1º e 2 de novembro)
- Visitação ao Cemitério Ecumêmico Municipal ocorre das 7h30min às 17h
- Entrada de pedestres pelo portão principal, entre as avenidas Liberdade e Dois de Novembro
- Saída pelo portão da Avenida Liberdade
- Acesso de veículos de transporte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida será pela Avenida Dois de Novembro

Texto: 
Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Gabriel Leão (estagiário do curso de Jornalismo) 
Fotos: 
Alex Caceres (Prefeitura)
João Vilnei (Mtb 18.086) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial