22/10/2021 22/10/2021 15:45m


A partir de vistoria, equipes definem próximas etapas da obra realizada na Presidente Vargas


Ariéli Ziegler

Motoristas e população que usa transporte coletivo devem ficar atentos no trecho, que seguem com bloqueio

Uma vistoria técnica para avaliar as próximas etapas da obra emergencial em andamento na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, ocorreu na manhã desta sexta-feira (22). Representantes de secretarias de Santa Maria e demais profissionais estiveram no local com o objetivo de recuperar a calçada e parte da via, que tem um buraco de mais de três metros de profundidade. O trecho segue com bloqueio, fazendo com que a atenção por parte dos motoristas seja redobrada.

Durante a vistoria, o engenheiro Alan Donassollo, da empresa Maccaferri, avaliou o local onde será instalado o gabião, que é uma estrutura de contenção com pedras e arames na margem do córrego. Nos próximos dias, a Prefeitura receberá um parecer técnico e o projeto que vão informar o tamanho necessário da estrutura, além do prazo de entrega do material. Em virtude da complexidade dos serviços, não há previsão para a conclusão da obra.

O buraco se formou quando parte da via se rompeu após uma forte chuva em meados de setembro, no trecho entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, no sentido Bairro-Centro. Desde o último dia 18, a empresa contratada de forma emergencial, a Brita Pinhal, fez a retirada de parte da calçada e do muro que fica na divisa com o terreno por onde escorre um córrego. Uma retroescavadeira segue o trabalho de retirada das pedras e demais materiais (terra e dejetos) do local. Após, será preparado o solo para a colocação do gabião, além de ser realizada a drenagem pluvial que ficou comprometida com a formação do buraco. 

A vistoria foi acompanhada pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelos secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; e de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi. Representantes da empresa Brita Pinhal, Fábio Berger e Alexandre Brasil, além da engenheira Luiza Eichelberger, também estiveram no local.

Bloqueio e desvios

O trecho com bloqueio está sinalizado para melhor orientar os motoristas. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram o fluxo de veículos e orientam os usuários do transporte coletivo.

Durante a execução dos serviços, o trânsito no sentido Bairro-Centro está sendo desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá. Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro, o desvio será à direita pela Rua dos Lírios, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.

Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes. Ainda, o trânsito, no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, está garantido apenas para a parte comercial, o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e a Faculdade Palotina (Fapas), assim a como a entrada e saída das residências do local.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial




Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos
Endereço:
Avenida Nossa Senhora Medianeira, 179
Expediente: 7h30min às 12h e 13h às 16h30min
Telefone: Protocolo Geral: 3223-1616 / Gabinete: 3921-7200 / Iluminação: 3222-0733 CEP: 97060-001
E-mail: smis@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial