Inicial > Infraestrutura > Notícias > Prefeitura, Apusm e Governo do Estado...

Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

15/10/2021 15/10/2021 17h54m

Prefeitura, Apusm e Governo do Estado assinam ordem de serviço de obra da Corsan no Bairro Dores


Alex Caceres (Prefeitura)

Estação Elevatória de Esgoto será instalada na Rua Agostinho Sangoi e vai proporcionar melhorias para o saneamento e o meio ambiente no entorno da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria 

Representantes da Prefeitura de Santa Maria, da Associação dos Professores Universitário de Santa Maria (Apusm) e do Governo do Estado assinaram a ordem de serviço de uma importante obra para a região do Bairro Nossa Senhora das Dores. O ato ocorreu na tarde desta sexta-feira (15), no Salão Cultural da sede da Apusm. O contrato trata da instalação de uma Estação Elevatória de Esgoto na Rua Agostinho Sangoi. O investimento é de cerca de R$ 400 mil, com recursos próprios da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Cerca de 40 imóveis serão conectados na estação depois que ela for concluída. Com a estrutura de bombeamento, o esgoto cloacal terá maior vazão e condições de transpor o curso natural de água que passa pelo local, sendo direcionado diretamente para o emissário que fica na esquina das ruas Pedro Lauda e Guilherme João Fabrin, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. De lá, o esgoto vai para a estação de tratamento. O prazo para entrega da obra varia de 120 a 180 dias. A execução será feita pela empresa CLS Garcia Construções e por servidores da própria Corsan. Os trabalhos estavam previstos para iniciar nesta sexta-feira (15), mas o começo teve de ser adiado por conta da chuva. 

Em pronunciamento antes da assinatura, o prefeito Jorge Pozzobom ressaltou que não poupou esforços para encontrar a solução para a demanda. Ele também lembrou que o anúncio do início dos trabalhos ocorreu justamente no Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. 

“É uma demanda que nos foi apresentada pela Associação dos Professores Universitários, mas é um investimento que vai beneficiar muitos moradores. Estamos falando de mais saneamento, saúde e melhorias para o meio ambiente. Essa é a importância. Estou muito feliz em poder cumprir com esse compromisso”, disse Pozzobom. 

Segundo o presidente da Apusm, Luiz Fernando Sangoi, a estação vai possibilitar a revitalização de uma parte do terreno da associação, que deve ser transformado em uma área verde de lazer. 

“Tem uma fossa aqui dentro que, ao longo dos anos, ficou sobrecarregada e começou a transbordar, gerando, inclusive, mau cheiro para a vizinhança. Agora, com a estação, a fossa será isolada e poderemos utilizar essa parte do terreno e a nascente do Arroio Cancela, que passa próximo, poderá ser limpa”, explica Sangoi. 

Já o superintendente regional da Corsan, José Epstein, informou que, com mais essa obra, Santa Maria caminha para ser a cidade gaúcha com maior índice de cobertura de esgotamento. 

“Prefeitura e Corsan estão trabalhando juntos para prover saneamento e saúde para a comunidade”, pontuou Epstein. 

O secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, contou ter pesquisado a história de Agostinho Sangoi, que dá nome à rua onde ficará a estrutura instalada pela Corsan. Segundo ele, o cidadão chegou em Santa Maria no início do século passado, investiu em um armazém de secos e molhados e foi atuante na cidade ajudando na igreja da região na época. 

“Obras de esgoto trazem um grande impacto positivo para o meio ambiente. Assim como Agostinho ajudou tantas pessoas, essa obra irá ajudar a comunidade também. Vida longa para Santa Maria e que possamos avançar ainda mais”, reforçou o secretário. 

Também participaram do ato a vice-presidente da Apusm, Sirlei Dalla Lana; gestora da Corsan em Santa Maria, Andréia Zanini; o coordenador de relacionamento com o cliente da Corsan, Sérgio Rossato; o engenheiro responsável pela obra, Rafael Sonego; a servidora do gabinete da superintendência regional da Corsan, Lucia Saccol; a secretária municipal adjunta de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, o secretário municipal de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio Gomes; o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Soares; o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; o secretário municipal de Comunicação, Ramiro Guimarães; o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; entre outros integrantes da Prefeitura de Santa Maria; além do coordenador da agência FGTAS/Sine em Santa Maria, André Domingues. A solenidade de assinatura também foi prestigiada por associados da Apusm.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial