Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

28/05/2020 28/05/2020 22h46m

Prefeitura assina ordem de serviço para recuperação da Rua Gomes Carneiro


Executivo Municipal vai resolver, em definitivo, problemas de alagamento e trafegabilidade da via

O prefeito Jorge Pozzobom assinou, na noite desta quinta-feira (28), a ordem de serviço para a execução dos serviços que vão resolver, em definitivo, os problemas de infraestrutura enfrentados pelos moradores da Rua Marechal Gomes Carneiro, no Bairro Menino Jesus.

O chefe do Executivo Municipal foi até a rua para conversar com os moradores e explicar como será a obra. Pelo menos desde 2017, os moradores convivem com as más condições da via. Além dos alagamentos, comuns quando chove, a via está intrafegável, com falhas no asfalto. Parte da estrutura chegou a ceder, formando uma cratera.

“Nós gostaríamos de ter feito essa obra antes e pedimos desculpas aos moradores pela demora. O problema que existe aqui é complexo. Não bastava colocar asfalto ou tapar buracos. Era necessária uma verdadeira obra, com um bom projeto e recursos garantidos. E é o que vamos fazer agora. Resolveremos, em definitivo, todos esses problemas”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

O trabalho, de acordo com o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, dará maior qualidade de vida aos moradores. A obra contempla drenagem pluvial (que vai resolver os problemas de alagamento) e pavimentação (que vai melhorar a trafegabilidade) ao longo de 415 metros da via, no trecho que fica entre as ruas Aníbal Garcia Barão e Any Nunes Tagarra.

“Como o prefeito falou, não bastava um conserto superficial. Os problemas retornariam e haveria desperdício de dinheiro. Agora, vamos substituir a galeria antiga, feita de ferro, material que foi corroído ao longo de 50 anos, razão dos problemas de agora, por uma de concreto, que não vai corroer. Para se ter uma ideia, é uma galeria grande o suficiente para passar um carro por dentro. Com ela, há garantia da solução definitiva dos problemas”, disse o secretário José Antônio Gomes.

As macro e microdrenagens compreendem as ações de drenagem pluvial. É necessário, antes do asfaltamento do trecho, que a sua base seja reforçada e que as tubulações para escoamento da água da chuva estejam em boas condições, diferentemente do que ocorre atualmente. Dessa forma, as melhorias na infraestrutura da rua, quando a obra ficar pronta, vão durar mais tempo. Além da drenagem pluvial e da pavimentação, haverá serviços de manutenção da rede de energia elétrica e sinalização.

Os serviços serão executados ao longo de até 150 dias pela empresa Continental. O orçamento é de R$ 2.474.102,19.

Também estiveram presentes no ato da assinatura da ordem de serviço o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a subchefe da Casa Civil, Jéssica de Senne Schieffelbein, o secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, a coordenadora do Procon de Santa Maria, Marcia Moro da Rocha, e o vereador Admar Pozzobom.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial