Inicial > Infraestrutura > Notícias > Ruas que passaram por intervenções e...

Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

12/09/2018 23/10/2018 16h10m

Ruas que passaram por intervenções e obras da Corsan recebem serviços de recuperação


Avenida João Machado Soares, em Camobi, é uma das vias que está recebendo repavimentação (Foto: João Alves)

Trabalho é realizado por empresas terceirizadas, contratadas pela estatal, e ocorre em função do trabalho de fiscalização efetivo feito pela Prefeitura de Santa Maria

A formalização do contrato de prestação de serviços de água e esgoto do Município, entre a Prefeitura de Santa Maria e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), ocorreu depois de intensas negociações, com o objetivo maior de garantir um serviço adequado à comunidade. Entre as principais novidades do contrato, está a criação da Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, com a intenção de fiscalizar os serviços prestados e assegurar que haja integral cumprimento do acordo firmado.

O trabalho dos servidores do setor consiste na fiscalização das frentes de serviços executadas pela Corsan no Município. Neste mês, em função das ações de fiscalização do setor, a estatal deu início ao trabalho de repavimentação de diferentes ruas da cidade, onde foram realizadas intervenções e obras de expansão. As operações estão sendo acompanhadas de perto pela Superintendência de Monitoramento, que verifica, entre outras questões, o tipo e a qualidade do pavimento utilizado, se foram executados os reparos necessários, se o trabalho de repavimentação foi realizado no tempo estipulado em contrato, entre outros pontos.

O cronograma de repavimentação da Corsan inclui diferentes ruas da cidade (veja, abaixo, a lista das ruas contempladas nesta primeira etapa) e é executado por empresas terceirizadas contratadas pela Estatal. Uma das vias atendidas é a Avenida João Machado Soares, no Bairro Camobi. Nesta quarta-feira (12), equipes trabalham na colocação de massa asfáltica em um trecho da via, depois de ter sido feita a raspagem do material da pista que estava deteriorado. O trabalho nesta região deve seguir por mais um mês, até que sejam realizados todos os reparos necessários.

VISTORIAS E GARANTIA DE SERVIÇO

A fiscalização realizada pela Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto é feita de duas a três vezes por semana, nas obras de expansão (como é o caso da João Machado Soares), e ocorre também em outras intervenções pontuais realizadas pela Corsan. Conforme o engenheiro civil Ivan Buter Nazaroff, que integra a Superintendência, após concluídos os trabalhos de recuperação, a Prefeitura seguirá realizando vistorias de acompanhamentos nas obras, que podem ser realizadas a cada três, seis ou nove meses. Além disso, é dado um ano de garantia da obra à Prefeitura, o que significa que, sendo constatado qualquer problema na execução, a Corsan deverá refazer o serviço.

“Tivemos obras entregues pelas terceirizadas que não correspondiam às condições mínimas necessárias, mas que só tivemos conhecimento em função da fiscalização que está sendo bem efetiva. Temos acompanhado de perto os trabalhos executados e cobrado que as recuperações sejam feitas, para garantir que teremos um serviço de qualidade sendo entregues”, destacou o engenheiro.

 

RUAS QUE SERÃO REPAVIMENTADAS NA PRIMEIRA ETAPA

Rua Congonhas

Rua João Goulart

Rua Erly de Almeida

Rua José Manhago

Avenida Rodolfo Behr

Rua Heitor da Graça Fernandes

Rua Franklin Bittencourt

Rua João da Fontoura e Souza

Rua Valentim F. de Lima

Avenida João Machado Soares

Rua Valdomiro Campos

Rua Eugênio Mussoi

Rua Alfredo Viana

Rua Walter Abich

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial