Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

02/04/2018

Prefeitura e RGE iniciam mapeamento quantitativo e qualitativo da iluminação pública em Santa Maria


Cadastrador da JVM utiliza um aplicativo de celular para mapear cada um dos 23.800 postes de Santa Maria

De motocicleta, dois cadastradores da empresa JVM vão verificar todos os postes localizados nos bairros e nos distritos do Município

 

Com o objetivo de melhorar a qualidade da iluminação pública em Santa Maria, a Prefeitura e a RGE Sul iniciam, nesta semana, um mapeamento quantitativo e qualitativo de todos os postes localizados em ruas, avenidas, trevos, praças e parques do Município. Para realizar o serviço, dois funcionários do Grupo JVM – Soluções Inteligentes em Energia, com sede em Feira de Santana (BA), vão percorrer a cidade para vistoriar os cerca 23.800 postes da área urbana e rural.

Utilizando motocicletas e com o auxílio de um mapa com georreferenciamento, fornecido pelo Instituto de Planejamento (Iplan), os dois cadastradores identificados como técnicos da JVM utilizam um aplicativo de celular para alimentar o sistema com informações sobre o ponto de iluminação. Nesta vistoria são verificados itens como a localização do poste (endereço), o tipo de lâmpada, a potência, se ela está acesa ou apagada e, ainda, a coordenada geográfica do poste.

O trabalho será realizado nos turnos da manhã e tarde pelos cadastradores Everaldo Reis e Wagner Santos. A previsão para que o Grupo JVM conclua o serviço é de 60 a 90 dias. De acordo com o controlador geral do Município, Alexandre Lima, o mapeamento é custeado pela RGE, sem ônus para a Prefeitura. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos será responsável de dar suporte logístico para os cadastradores.

“É como um censo da iluminação pública do Município. Com estes dados em mãos, o Município poderá fazer o Plano Diretor de Iluminação Pública. A realização deste trabalho foi um pedido da Prefeitura à RGE, uma vez que a Eon Energia e Iluminação é responsável somente pela manutenção dos pontos. É importante que a população saiba deste trabalho e seja capaz de identificar os cadastradores que estarão percorrendo todas as regiões da Zona Urbana e Zona Rural”, explica Alexandre Lima.

O mapeamento realizado pelo Grupo JVM será analisado pela RGE e, posteriormente, a concessionária vai entregar um relatório completo para a Prefeitura. Com esse diagnóstico, será possível investir em melhorias e até mesmo reduzir despesas.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial