Buscar

26/06/2018 26/06/2018 16h04m

Votação para a Consulta Popular está aberta até esta quinta-feira

Centro Administrativo Municipal, onde o chefe do Executivo votou, tem equipamento para receber o voto da população (Foto: Deise Fachin)

Prefeito Jorge Pozzobom já votou e escolheu sua prioridade. Santa Maria precisa de, ao menos, três mil votos para receber os recursos

 

Os santa-marienses já podem votar na Consulta Popular 2018-2019 e definir em quais prioridades o Governo do Estado deve investir parte de seu orçamento. A votação iniciou nesta terça-feira (26) e se estende até quinta-feira (28). O ato de cidadania garante que mais recursos sejam encaminhados à cidade, contribuindo para o crescimento do Município. Sabendo da importância desta ação, o prefeito Jorge Pozzobom votou e escolheu, na tarde desta terça, uma entre as seis propostas (veja todas abaixo) definidas pela Assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central.

O chefe do Executivo votou no Centro Administrativo Municipal, onde, no primeiro andar, está disponível um equipamento para colher os votos da população (é necessário levar título de eleitor ou carteira de identidade). No entanto, quem quiser votar de casa, também pode. Basta acessar o site da Consulta Popular (www.vota.rs.gov.br) e votar. Ainda, a população pode optar por votar via celular, já que é só enviar mensagem para o número 27902, com o texto: RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

“É hora de mobilizar toda a nossa população para votar na Consulta Popular. É um ato de cidadania e também uma possibilidade de definirmos, em conjunto, no que o Governo deve investir parte de seu orçamento”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme a Assembleia Regional Ampliada, ficou definido que o primeiro projeto mais votado receberá 50% dos recursos; o segundo 30%; e o terceiro 20%. O valor destinado ao Corede Central é de: R$ 2.797.706,27. Destaca-se a importância da mobilização dos cidadãos para votar, já que, para receber os recursos, Santa Maria deve ter no mínimo 3 mil votantes na Consulta Popular (que representam 1,5% dos cerca de 200 mil eleitores da cidade).

CONSULTA POPULAR

A Consulta Popular é instituída por lei e é um processo em que a população tem oportunidade de definir onde o Estado irá investir parte de seu orçamento. Neste ano, serão disponibilizados R$ 80 milhões para todo o processo da Consulta. Fazem parte do Corede Central: Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Silveira Martins, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinha da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar e Santa Maria.

 

Votação de Demandas Central – Projeto
1 - SSP - Videomonitoramento e cercamento eletrônico
2 - SDR - Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
3 - SDR - Fortalecimento dos Sistemas Locais e Regionais de Abastecimento
4 - SSP - Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança Aquisição de Caminhão Auto-Bomba para o Corpo de Bombeiros de São Pedro do Sul
5 - SEMA - Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais
6 - SEDACTEL – Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber

Locais de votação
– Online: nos dias 26, 27 e 28 de junho (www.vota.rs.gov.br)
– Presencialmente, nos dias 26 e 27 de junho (Prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores, Calçadão Salvador Isaia, entre outros)
– Via SMS, nos dias 26 e 27 de junho, para o número 27902, com a mensagem RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2018, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial