Buscar

12/04/2011 12/04/2011 18h48m

KMW oficializa em feira internacional no RJ investimento em SM. Obra deve iniciar em setembro

Da esquerda para direita, o CEO da KMW, Frank Haun, prefeito Cezar Schirmer, General Enzo do Exército Brasileiro (EB) e Ministro da Defesa, Nelson Jobim

A alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) acaba de oficializar, no Rio de Janeiro, em escala mundial, a instalação de uma oficina de manutenção de blindados em Santa Maria. O anúncio, que contou com a presença do ministro da Defesa, o santa-mariense Nelson Jobim, do prefeito Cezar Schirmer e do CEO da KMW, Frank Haun, ocorreu no estande da empresa instalado na LAAD 2011 Defence & Security – a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que acontece nas dependências do Rio Centro, na Barra da Tijuca.

De acordo com Haun, “este anúncio trata-se de um comprometimento com o Brasil, que agora estende suas atividades com a implantação de uma subsidiária em Santa Maria, onde encontramos o local e as condições ideais para estabelecermos a nossa política de investimentos e expansão de atuação junto ao mercado da América do Sul”, salientou o CEO da KMW, durante o encontro que teve com Schirmer, Jobim e autoridades militares, entre elas o general Enzo, do Exército Brasileiro (EB).

A confirmação de que Santa Maria será o palco desse investimento, com transferência de tecnologias de ponta, ocorreu, simultaneamente, através do site da empresa alemã (www.kmweg.de). De acordo com os representantes da KMW, inicialmente, os investimentos ocorrerão na construção de uma oficina de manutenção de blindados modelo Loepard. Numa segunda etapa, está prevista a ampliação da planta que se transformará em uma fábrica de blindados.

A localização geográfica da cidade, a mão-de-obra qualificada formada, através da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o perfil do Município, que tem boa parte de sua vocação voltada à atividade militar, pesaram na decisão da KMW em se instalar em Santa Maria. O espaço também abrigará um grande contingente dos blindados produzidos pela empresa alemã, que não anunciou o valor que será investido no projeto global.

No momento, os alemães realizam a sondagem de um terreno, apontado como ideal para erguer a planta. A confirmação do local pode ocorrer ainda na próxima semana. O terreno considerado pela KMW para investimentos em Santa Maria fica no Bairro Boi Morto. Boa parte da mão-de-obra a ser absorvida pela planta produtiva deve ser gerada em Santa Maria, com treinamento específico a cargo dos alemães.

Quem conferir o estande da KMW no Rio Centro, não pode deixar de notar o destaque que os alemães dão para Santa Maria. A cidade está estampada e destacada em dois mapas que moldam o layout do espaço de divulgação da empresa. “A KMW chegou ao Brasil”, anuncia a decoração do estande, apontando para o Centro do Rio Grande do Sul, em referência à Santa Maria.

O espaço da KMW foi um dos mais concorridos durante a programação desta terça-feira da LAAD 2011, tendo o ministro Jobim visitado o estande pelo menos três vezes e participado do anúncio promovido pelo CEO Frank Haun.

“Um anúncio dessa grandeza precisa ser comemorado. É o que estamos fazendo. Não é só Santa Maria que sai ganhando, mas o Brasil com a transferência de tecnologias que virá e os investimentos que estão sendo projetados pelos alemães”, destacou o ministro Jobim.

O prefeito Schirmer fez questão de afirmar que a vinda da KMW também deve impulsionar a vinda de outras empresas e investimentos sistemistas, que poderão atuar no fornecimento de peças e serviços a serem ofertados aos investidores alemães. “Estamos dando um grande passo rumo à implantação de um novo modelo de desenvolvimento na cidade, que passa por grandes investimentos como o da KMW, na formatação de um complexo industrial de defesa”, disse o prefeito.

Durante o encontro que ocorreu no início da tarde desta terça-feira (12), no estande da KMW, no Rio Centro, Schirmer recebeu do CEO Frank Haun uma réplica do blindado Leopard e retribuiu o empreendedor alemão com publicações de Santa Maria. Schirmer está acompanhado na capital carioca do secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm, o secretário adjunto da pasta, Diogo De Gregori, e o superintendente da secretaria, Luiz Flores.

Ao final do encontro ocorrido no Rio Centro, Schirmer, Jobim, Haun e o Gen. Enzo fizeram um brinde aos investimentos anunciados pela KMW, em Santa Maria.
 

 

KMW inicia construção de oficina de blindados em Santa Maria no mês de setembro

O anúncio mundial será feito no meio-dia desta terça-feira (12), durante a LAAD 2011 Defence & Security – a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que acontece nas dependências do Rio Centro, no Rio de Janeiro. Conforme informação que circula nos bastidores do evento, que reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais, a alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) iniciará as obras de construção de uma oficina de blindados em Santa Maria no mês de setembro deste ano.

O anúncio oficial será acompanhado pelo prefeito Cezar Schirmer, pelo secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm, o secretário adjunto da pasta, Diogo De Gregori e o superintendente da secretaria, Luiz Flores, que estão no Rio de Janeiro à convite do CEO da KMW, Frank Haun.

“Trata-se do momento de confirmar tudo aquilo que vínhamos prospectando”, disse Schirmer, que acompanha a abertura da feira que tem as presenças do presidente da República em exercício, Michel Temer, o ministro da Defesa, o santa-mariense Nelson Jobim, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ministros de Estado de países da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e África.

 

 

Texto e fotos: Fabrício Minussi
 

Fotos

                 

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2018, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial