Inicial > Gestão > Notícias > Prefeitura vai montar estrutura que abrigará...

Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

14/10/2021 14/10/2021 09h59m

Prefeitura vai montar estrutura que abrigará estação de carregamento de carros elétricos


Gibran Carrazzoni / Prefeitura

Licitação para aquisição da estrutura foi publicada nesta quarta-feira (13) 

A Prefeitura de Santa Maria publicou, nesta quarta-feira (13), o processo licitatório para viabilizar mais uma ferramenta de economia para os cofres públicos. O Executivo Municipal vai investir R$ 27.163,21 na instalação de infraestrutura elétrica e de equipamentos necessários para a ligação de uma estação de carregamento de carros elétricos — também chamada de Carport —, próximo ao estacionamento do Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires, 2.277, no Bairro Centro. Os documentos da licitação podem ser conferidos no site da Prefeitura, na aba “Licitações”, na Tomada de Preços 26/2021. 

A empresa contratada terá de fornecer material e mão de obra para a montagem da estrutura com módulos fotovoltaicos que vai abrigar a estação, entregue pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio de um convênio com a Prefeitura. O investimento será custeado com recursos próprios do Município. O prazo para entrega do serviço é de 60 dias após a assinatura da ordem de início. As propostas das empresas interessadas serão abertas em 29 de outubro, às 10h. 

“É mais um importante passo para darmos sequência ao Plano de Eficiência Energética do Centro Administrativo Municipal. O carregador para veículos elétricos será fornecido por um projeto de pesquisa coordenado pela professora Luciane Neves Canha”, explica o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas.

O Plano de Eficiência Enérgica conta com ações como substituição de lâmpadas e sistemas internos, estudos sobre o consumo de energia e a instalação de painéis fotovoltaicos no telhado do Centro Administrativo

Melhorias 

A Prefeitura de Santa Maria ainda não possui carros elétricos, mas estuda a aquisição desse tipo de veículo. Conforme Marco Mascarenhas, caso as projeções quanto às vantagens técnicas, econômicas e ambientais se confirmem, o Executivo Municipal vai trabalhar para adquiri-los e, gradativamente, substituir a frota de veículos à combustão pelos elétricos. Além disso, o secretário afirma que a estação, que será para carga rápida, será disponibilizada para uso da comunidade em geral.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Imagem: Gibran Carrazzoni / Prefeitura

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial