Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

28/09/2021 28/09/2021 16h41m

Setembro Amarelo: Prefeitura realiza ação de conscientização à saúde mental e prevenção ao suicídio


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Iniciativa realizada na recepção do Centro Administrativo, nesta terça-feira (28), reforçou a importância da campanha

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e, na manhã desta terça-feira (28), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, fez ação para conscientizar sobre o assunto. A iniciativa, que contou com a equipe da Coordenadoria de Atenção Integrada à Saúde e Segurança do Servidor (CAISS), foi uma recepção de servidores e cidadãos que chegavam ao Centro Administrativo, que receberam material sobre onde buscar ajuda em Santa Maria. A ação seguiu os protocolos de segurança sanitária devido à pandemia.

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, participou da ação e pontuou que o Setembro Amarelo é importante por debater as questões de saúde mental, lembrando que a pandemia é agravante para a população. Ele também reconhece a campanha como uma forma de discutir a valorização da vida.

“O Setembro Amarelo é um mês importantíssimo para falarmos sobre a valorização da vida. A pandemia trouxe reflexos severos para a saúde mental da população em geral. Falar sobre isso, divulgar serviços onde as pessoas possam buscar ajuda, onde possam se sentir acolhidas, é fundamental para prevenirmos situações graves”, assinala Decimo.

De acordo com o Secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, a ação teve o intuito de conscientizar as pessoas sobre o tema suicídio, alertando sobre a necessidade de identificar os sinais de alerta em pessoas próximas. Para ele, oferecer apoio e incentivar a busca por ajuda profissional são maneiras de estender a mão.

“A depressão e outros transtornos são a principal causa de suicídio e embora muito frequentes, ainda constituem temas permeados de estigmas, seja pela falta de informação ou pela descrença sobre a importância do seu tratamento. É preciso desmistificar isso. Demonstrar apoio é o primeiro passo para ajudar, mas também devemos lembrar que a ajuda profissional especializada é o caminho que verdadeiramente auxilia”, destaca Mascarenhas, que também acompanhou a iniciativa.

ONDE BUSCAR AJUDA?
– Centro de Valorização da Vida (CVV) - Ligue 188
– Acolhe Súde - Rua Treze de Maio, 35. Telefone: (55) 3219-2333
– Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial