Inicial > Gestão > Notícias > Prefeitura está com inscrições abertas em...

Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

11/06/2018 11/06/2018 15h20m

Prefeitura está com inscrições abertas em processo seletivo de estágio para cadastro reserva


Estudantes a partir de 16 anos podem participar do processo seletivo para formação de cadastro reserva (Foto: Arquivo)

Oportunidades são para estudantes do Ensino Médio, Ensino Técnico e Nível Superior

 

Encerram nesta terça-feira (12) as inscrições para o processo seletivo do Programa Bolsa Estágio, realizado em parceria entre a Prefeitura e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). As vagas são para cadastro reserva de estágio remunerado em diversas secretarias do Poder Executivo. O preenchimento das vagas ficará a critério da Administração Municipal e o processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado.

Podem participar do processo seletivo os estudantes matriculados no ano letivo de 2018 no Ensino Médio, Técnico ou Ensino Superior (cursando a partir do 3º semestre), ter no mínimo 16 anos e não ter realizado estágio na Prefeitura em período superior a 20 meses.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no CIEE, localizado na Rua Venâncio Aires, nº 2035 – Centro, no 5º andar, das 8h às 11h e das 14h às 17h. No local, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e apresentar os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e do CPF (simples, com a exibição do original ou autenticada); comprovante de matrícula expedido pela instituição de ensino onde estiver matriculado, comprovante de residência (água, luz ou telefone).

Os candidatos serão classificados de acordo com a pontuação obtida em uma prova objetiva, com duração de 1h30min, a ser realizada no dia 16 de junho, composta por seis questões de Português (Nível de Ensino Médio), seis de Matemática (Nível de Ensino Médio) e oito questões de Conhecimentos Gerais, sem material para consulta.

A data e o horário para aplicação da prova serão divulgados na próxima quarta-feira (13), no site institucional e no hall do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, nº 2277 – Centro). O gabarito provisório será divulgado no dia 18 de junho, após as 16h.

Áreas de estágio para o Nível Superior (com Bolsa Auxílio no valor de R$ 6 por hora e carga horária de até 30 horas semanais):
Administração, Administração Pública, Arquivologia, Ciências Contábeis e Farmácia.

Áreas de estágio para Nível Médio e Técnico (com Bolsa Auxílio no valor de R$ 5 por hora e carga horária de até 30 horas semanais):
Ensino Médio, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Técnico em Secretariado.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

Língua Portuguesa (conforme o novo Acordo Ortográfico)
Leitura e Interpretação de texto; Ortografia; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Morfologia; Classes de palavras; Formação de palavras; Sintaxe; Concordância nominal e verbal; Colocação pronominal; Usos dos pronomes relativos; Tipologia textual; Registro formal e informal da linguagem; Termos da oração: Sujeito e Predicado; Adjunto adnominal; Complemento Nominal; Adjunto Adverbial; Agente da Passiva; Aposto; Vocativo; Leitura e interpretação de texto; vocabulário; substituição e sentido de palavras e expressões no contexto; Formação e grafia do plural de palavras; Pontuação de frases; sinais de pontuação e seu uso; Sinônimos e antônimos; Expressões idiomáticas; Gírias; Concordância nominal e verbal.

Matemática
Números reais; Grandezas; Medidas; Números; Cálculo de probabilidade; Porcentagem; Juro simples, descontos; números romanos; Frações; Problemas matemáticos. Números naturais (N): propriedades, operações básicas, pares e ímpares, sucessor e antecessor, numerais multiplicativos: dobro, triplo e quádruplo. Números decimais e fracionários: propriedades, operações básicas. Sistema numérico: unidade, dezena, centena e milhar. Unidades de medida: comprimento, área, massa, capacidade, tempo. Expressões numéricas: operações básicas. Razões e proporções. Regra de três simples e composta. Juros compostos. Funções e Equações de 1º e 2º graus. Interpretação de tabelas e gráficos. Geometria plana: perímetro e área de quadriláteros. Estatística: média aritmética. Raciocínio lógico.

Conhecimentos Gerais
Noções da organização administrativa da Prefeitura de Santa Maria; Conhecimento dos dados históricos do município; Aspectos gerais do Brasil e do Mundo (políticos, econômicos, históricos, geográficos, culturais, esportivos); Direitos humanos e cidadania e demais atualidades; Sistema operacional Windows; Microsoft Office: Word, Excel, Power Point; Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico, Internet Explorer; Noções de segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.); Procedimentos de backup. Informática em Geral: conceitos. Periféricos de um Computador. Hardware. Software. Utilização e configurações básicas do Sistema Operacional Windows 7 e versões posteriores (componentes do ambiente de trabalho).

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Arquivo/PMSM
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial