Inicial > Gestão > Notícias > Servidores da Prefeitura de Santa Maria...

Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

12/04/2018 12/04/2018 17h28m

Servidores da Prefeitura de Santa Maria participam de atividade interna nesta quinta-feira


Servidores participaram de palestra, realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (Foto: João Alves)

Promovida pela Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa, a palestra tratou sobre ansiedade, depressão e outras patologias ligadas à Saúde Mental

 

Com respaldo do projeto de Governo, a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa promoveu, na tarde desta quinta-feira (12) uma palestra aos servidores da Prefeitura. O tema “Conversando sobre Saúde – Ansiedade e Depressão” foi apresentado pelo médico psicanalista Volnei Dassoler e pela psiquiatra Fátima dos Santos Plein, ambos com ampla experiência em Saúde Mental.

A complexidade do assunto fez com que os profissionais abordassem temas que foram sugeridos pelos servidores previamente. Entre eles, conceitos das patologias psíquicas, causas, sintomas e formas de prevenir o adoecimento emocional. Ainda, foram discutidas as relações de trabalho, para que colegas e chefias tenham um olhar mais sensível sobre doenças como ansiedade e depressão.

“A depressão se manifesta com quadros de anedonia, que é a perda da capacidade de sentir prazer ou a ausência de satisfação em realizar as tarefas do cotidiano”, explicou o psicanalista Volnei Dassoler, enfatizando que sintomas como irritação, agressividade ou apatia são possíveis de aparecer nas relações interpessoais e de trabalho.

A iniciativa da palestra foi defendida pela secretária adjunta de Gestão e Modernização Administrativa, Carolina Lisowski, como uma oportunidade para a troca de experiências e para aprofundar conhecimentos acerca dos temas.

“Considerando o projeto de Governo que pensa em "cuidar de quem cuida", a proposta da pasta é proporcionar, no cotidiano de trabalho dos nossos servidores, momentos de reflexão e análise da qualidade de vida de cada um, sob os mais diversos aspectos”, comentou Carolina.

A secretária adjunta complementou afirmando que, na medida em que os servidores se sentem acolhidos e valorizados pela Gestão, o trabalho de cada um terá maior qualidade que refletirá na relação com os cidadãos.

“Nesse sentido, a Prefeitura segue em busca da qualificação. Não só dos serviços administrativos prestados, mas também, e – principalmente - da qualidade de vida e da saúde dos servidores públicos”, concluiu Carolina Lisowski.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial