Inicial > Gestão > Notícias > Palestra sobre direitos femininos marca início...

Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

06/03/2018

Palestra sobre direitos femininos marca início da Semana da Mulher no Município


Dezenas de servidoras do Município participaram da palestra (Foto: Deise Fachin)

Delegada Débora Dias conversou com as servidoras da Prefeitura sobre violência contra a mulher, abuso assédio moral e sexual, entre outros temas

 

Ainda que seja um assunto que recorrentemente está nos meios de comunicação, nem todas as mulheres param para pensar nos seus direitos, em questões de violência e as implicações desses temas no seu cotidiano. Foi justamente para tratar sobre o assunto e esclarecer dúvidas, que a delegada Débora Dias, titular da Delegacia da Mulher em Santa Maria, conversou com as servidoras do Município nesta terça-feira (06). Com o assunto “Conversando sobre os direitos da mulher”, essa foi a primeira palestra da Semana da Mulher promovida pela Prefeitura de Santa Maria.

A abertura do evento, organizado em comemoração ao Dia da Mulher, contou com a participação do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin, que fizeram questão de cumprimentar as servidoras pela data e agradeceram a disponibilidade da palestrante, que é uma referência na área da cidade. Na oportunidade, o chefe do Executivo abordou dados referentes à violência contra mulher, destacou o papel relevante da mulher na sociedade e, também, ressaltou que, dos doze secretários de Governo, sete são mulheres.

“É um orgulho muito grande contar com o trabalho de cada secretária nossa e, também, de cada uma das nossas servidoras. Os números de assassinatos e violência que ouvimos diariamente não são verdadeiros. Infelizmente, eles são ainda piores. Por isso a importância de fazermos esse debate”, destacou o prefeito.

“As mulheres têm papel fundamental na nossa Administração e na nossa sociedade. Não somente nessa semana, mas em todas as restantes do ano elas deveriam ser homenageadas. Buscamos melhorar a qualidade de vida dos nossos servidores, porque reconhecemos o papel que vocês têm pela nossa cidade”, complementou o vice-prefeito Sergio Cechin.

Durante o encontro, a delegada Débora Dias tratou, entre outros assuntos, da diferença entre o assédio moral e o assédio sexual; das desigualdades ainda existentes entre os homens e as mulheres, especialmente no ambiente de trabalho; sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação; dos tipos de violência (física, psicológica, moral e patrimonial); do número de casos no país; e da importância de as mulheres realizarem denúncias quando forem vítimas de agressões e ameaças.

“Mais do que para receber flores, o dia 08 de março foi criado para a reflexão. Já tivemos muitas conquistas, mas ainda temos muito pelo o que lutar. Temos a igualdade formal no país, mas a material ainda não existe. Enquanto existirem essas desigualdades, essa assimetria de gênero, que são culturais, teremos violência contra a mulher. Por isso, a importância de denunciarmos. Ninguém é obrigado a aceitar isso. Devemos refletir, pensar e repassar isso aos nossos filhos e filhas. Para termos um país menos violento com as mulheres, a solução, a longo prazo, passa pela educação”, destacou a delegada, enfatizando que o Brasil é o 5º país no mundo em feminicídio.

SEMANA DEDICADA À MULHER

A Semana da Mulher da Prefeitura de Santa Maria iniciou nesta quarta-feira e segue com ciclo de palestras até a quinta-feira (08). Conforme a secretária de Gestão e Modernização Administrativa do Município, Verônica de David Antônio, o objetivo da realização das palestras é, entre outras questões, trazer assuntos vivenciados pelas mulheres no dia a dia, debater essas questões e promover valorização das servidoras do Município.

“Esse momento é para a troca de ideias e experiências. A partir do projeto de Governo ‘Cuidando de Quem Cuida’, queremos melhorar esse olhar para os nossos servidores. É valorizar quem trabalha pela nossa cidade”, destacou a secretária.

 

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (07/03) – 14h30min

– Terapia Ocupacional na Saúde da mulher trabalhadora

Palestrante: Maiara Silveira (Terapeuta Ocupacional)

 

Quinta-feira (08/03) – 14h30min

– Poder feminino: da história à atualidade

Palestrante: Amanda Rosa (Psicóloga)

 

– Empoderamento feminino: (des)construindo conceitos

Palestrante: Suséli Santos (Psicóloga)

 

 – Mulheres resilientes: a dor que se transforma em força

Palestrantes: Silvia Flores (Psicóloga)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial