Inicial > Gestão > Notícias > Sala de Situação: sistema integrado para...

Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

22/12/2016 22/12/2016 17h23m

Sala de Situação: sistema integrado para gerar indicadores e monitorar serviços em tempo real


Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (22), a Sala de Situação, um ambiente técnico informatizado que disponibiliza em tempo real informações relativas sobre os diversos segmentos da gestão administrativa municipal. Esse local é uma ferramenta que auxiliará no processo de tomada de decisões interna dos governantes e futuros gestores do Executivo.

Nos monitores do ambiente técnico são apresentados dados, informações automáticas, indicadores gerais e específicos e imagens em tempo real, que irão permitir, além do conhecimento sobre a conjuntura em andamento de inúmeros projetos da prefeitura, monitoramento online do seu funcionamento e dos problemas que possam estar ocorrendo.

Acompanhamento online

O Secretário Especial de Coordenação do Desenvolvimento Institucional, Carlos Brasil Pippi Brisola apresentou aquele que é o último projeto do conjunto de processos no qual se insere o sistema de atividades oriundas da gestão e aplicação de recursos provenientes do Banco Mundial em obras na cidade. Citando o legado do prefeito Cezar Schirmer, como incentivador direto para a modernização e aperfeiçoamento do serviço público, a partir da facilidade no acesso de informações, o secretário Pippi Brisola qualificou o novo ambiente técnico e especializado como uma poderosa ferramenta de suporte à tomada de decisão do Executivo. “A margem de acerto ou a definição de rumo de um governo depende prioritariamente de informações confiáveis e necessárias para a compreensão do todo a partir de demandas específicas”, destacou.

Fiscalização eletrônica

A sala de situação abrigará em um único local o banco de dados e imagens alimentado por diferentes setores estratégicos da prefeitura, como contabilidade, patrimônio, veículos, tributos, cadastro imobiliário, enfim, toda a gama de serviços atinentes à competência do município.

A rede de comunicação digital integrada será conectada via internet, rádio e fibra ótica de maneira a gerar indicadores atualizados e monitoramento em tempo real. A estruturação e programas informatizados da Sala de Situação foram projetados e desenvolvidos pelos próprios gestores e técnicos do Município, da Secretaria de Desenvolvimento Institucional em conjunto com a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação.

Competência doméstica

Por isso, Pippi Brisola enfatizou o trabalho de sua equipe e deu especial destaque para a contribuição especializada dos técnicos da superintendência de Tecnologia de Informação Luciano da Silveira Roepke, Brantan Chagas e Fabrício Viero. “Temos um corpo técnico qualificado, extremamente competente, não por acaso o site da prefeitura foi duas vezes premiado e nota 10 pelo Ministério Público (MP) pelo nível de transparência das informações públicas.”

O prefeito José Haidar Farret cumprimentou ao secretário Pippi Brisola, à sua equipe, aos secretários municipais, adjuntos e superintendentes presentes. “Não tenho nenhum reticência para destacar a grandiosidade desta administração que se encerra com uma marca singular de investimentos para a modernização do serviço público. Temos aqui um conjunto de informações que permite acompanharmos com transparência o correto funcionamento das atividades públicas e principalmente mostra o registro de despesas setorizadas que quando comparadas mês a mês ou setor a setor oferece avaliações para tornar ágil e eficiente a gestão pública”, destacou o prefeito.

Encerramento com dignidade

O chefe do Executivo salientou que a Sala de Situação é uma conquista para Santa Maria e um tributo aos oito anos de mandatos que se encaminha para um final dignificante ao respeito com os recursos públicos e com a modernização das informações. “Esse sistema torna relevante a eficiência e o zelo da gestão, mostra especificamente onde foi investido o dinheiro do contribuinte nesses oito anos de gestão e visualiza todo um conjunto de dados de georreferenciamento da área territorial urbana, bem como as demandas de serviços com imagens em tempo real”, avaliou.

Estiveram presentes na inauguração secretários municipais, adjuntos, superintendentes, gerentes e chefes de gabinetes de secretarias, assim como autarquias da municipalidade. A Sala de Situação localiza-se no 1º andar da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), edifício João Fontoura Borges (1934).

 

Texto: André Campos e acadêmica de Jornalismo Victória Luiza
Foto: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial