Seções

Gabinete do Vice-Prefeito

28/04/2023 30/04/2023 11h34m

Distrito Criativo é apresentado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado


Fotos: Marcelo oliveira (PMSM)

Vice-prefeito Rodrigo Decimo expôs a finalidade do projeto e quais iniciativas estão em execução

Santa Maria recebeu, na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28), o congresso Rumos da Arquitetura e Urbanismo, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). O prefeito Jorge Pozzobom participou do segundo dia do evento, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Decimo, que fez uma apresentação sobre o Distrito Criativo Centro-Gare.

Durante a plenária temática acerca do Patrimônio Histórico e Cultural, Decimo expôs os objetivos do Distrito Criativo e como foi o processo colaborativo para a criação da iniciativa, dando espaço às reivindicações da população. O vice-prefeito também falou a respeito das obras finalizadas e das obras que ainda estão em execução ou com os projetos em elaboração. Muitas delas têm relação com a memória ferroviária, como a Gare da Viação Férrea e a Associação dos Empregados da Viação Férrea, sendo o prédio conhecido como Clube dos Ferroviários. 

“Poder apresentar para o CAU o que temos feito é de suma importância, ainda mais depois de termos completado um ano de Distrito no dia 27 de abril. É bom termos esse contato com eles, um conselho capacitado e que pode voltar suas atenções para as revitalizações que estamos tirando do papel. Arquitetonicamente teremos um Centro Histórico ainda mais lindo e convidativo”, disse Rodrigo Decimo.

CLUBE DOS FERROVIÁRIOS

Na noite de quinta-feira, Augusto Longarine e Luiz Sakata, do Tempos Arquitetos, escritório que venceu o concurso Iconicidades, realizado pelo governo do Estado para a revitalização do Clube dos Ferroviários, também se apresentaram. Para uma plateia de acadêmicos e profissionais da área, e moradores da Vila Belga, eles contaram como foi a criação do projeto e demais detalhes importantes no processo. Alocados em São Paulo, esta é a segunda vez que a dupla visita Santa Maria. A primeira havia sido em janeiro deste ano.

“Essa palestra é uma oportunidade de, pela primeira vez, apresentarmos o projeto para a comunidade. Explicar como tem sido cada etapa e como está sendo o desenvolvimento junto do governo do Estado”, conta Longarine.

Atualmente, estão sendo elaborados os laudos técnico-estrutural, executivo e complementares.  Entre as aprovações será necessário o plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI) e o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (COMPHIC).

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo O
liveira(PMSM) 
Secretaria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial