Seções
Inicial > Vice-Prefeito > Notícias > Turismo religioso: Festas em Honra a...

Gabinete do Vice-Prefeito

21/01/2018 21/01/2018 17h27m

Turismo religioso: Festas em Honra a Santo Antão e Nossa Senhora atraem fiéis para os distritos


Mesmo com o mau tempo, fiéis compareceram aos eventos (Foto: Thassiani Porto)

Nem a chuva impediu que centenas de fiéis comparecessem às festas religiosas promovidas pelos Distritos do Município neste domingo (21). O prefeito em exercício, Sérgio Cechin, esteve na Festa em Honra a Santo Antão, no distrito de Santo Antão, e na festa de Nossa Senhora Aparecida e da Melancia, na localidade de Água Boa, no distrito de Arroio do Só. Cechin salientou a importância do turismo religioso na região e o quanto ele atrai os fiéis de diversas regiões do Estado e de outros locais do país para Santa Maria.

“Nossa cidade é muito conhecida pela nossa Romaria de Nossa Senhora Medianeira, que atrai uma multidão para a cidade. Mas estas outras festas religiosas, especialmente as do Interior, também têm uma grande importância. Os fiéis sempre prestigiam estes eventos o que transforma Santa Maria em um grande roteiro para o turismo religioso, além de divulgar os nossos distritos e nossa cidade” comentou Cechin. No distrito de Santo Antão, a tradicional festa em Festa em Honra a Santo Antão, que este ano tinha como tema “Com Santo Antão, seguir Jesus” e com o lema “Ó, Santo Antão, rogai por nós” levou cerca de 800 pessoas ao local.

De acordo com a coordenadora do evento, Regina Borin, era esperado um público muito maior como aconteceu nos anos anteriores, mas o tempo não ajudou. A chuva de domingo prejudicou até mesmo a tradicional procissão a Santo Antão, que precisou ser cancelada. “Estamos na 170ª edição dessa festa tradicional, foi uma pena que a chuva fez com que o público fosse bem menor do que esperávamos, mas mesmo assim tivemos muitas demonstrações de fé de fiéis que vieram até aqui para participar” salientou Regina.

Participante da festa há mais de 40 anos, o aposentado Alberto Stanguerlin foi um dos fiéis que prestigiou o evento mesmo com a chuva. De São Sepé, o aposentado disse participar do evento todos os anos. “Já fui atendido por Santo Antão em muitas preces, venho aqui há mais de 40 anos e nunca faltei nenhum. Nunca deixo de vir, não importa a situação. É uma festa emocionante e muito bem organizada” relatou o aposentado.

CELEBRAÇÃO EM ARROIO DO SÓ
Com um público um pouco menor, também devido às condições climáticas, a festa de Nossa Senhora Aparecida e da Melancia, no distrito de Arroio do Só, atraiu fiéis da comunidade e região. Além da tradicional missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, o evento também contou com almoço campal, torneio de bocha, e a venda de iguarias onde um dos principais ingredientes era a melancia.  

Texto e foto: Thassiani Porto
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial