Seções
Inicial > Vice-Prefeito > Notícias > Prefeitura Municipal participa de reunião com...

Gabinete do Vice-Prefeito

17/01/2018

Prefeitura Municipal participa de reunião com agricultores para tratar da estiagem nos distritos


Encontro aconteceu no Distrito de Santa Flora, um dos mais afetados pela estiagem (Foto: Thassiani Porto)

Produtores estão sendo prejudicados pela falta de chuva na região

 

A estiagem tem atingido diversas regiões do Rio Grande do Sul e preocupa os produtores rurais que dependem das condições climáticas para o desenvolvimento de suas plantações. Na Região Central, nos últimos 90 dias, apura-se que as precipitações alcançaram o volume de apenas 30 milímetros, o que já ocasionou perdas em produções dos distritos do Município.

Buscando apoiar os agricultores, o prefeito em exercício de Santa Maria, Sergio Cechin, participou de uma reunião, nesta terça-feira (16). O encontro foi promovido pelo Sindicato Rural e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais no Distrito de Santa Flora, onde cerca de 50 produtores participaram, já que o distrito é um dos mais afetados pela estiagem e está tendo sua safra prejudicada. Na oportunidade, o prefeito em exercício lembrou que as previsões apontavam de que este verão seria de estiagem.

“Estamos em um ano com influência do La Ninã, e é sabido que o sul do país é afetado pela falta de chuva. Nos preocupamos muito com a situação que está sendo enfrentada aqui, porém, não podemos decretar uma situação de emergência, mas podemos e iremos ajudar na elaboração dos laudos que comprovem a gravidade da situação. É uma situação que não afeta somente vocês, produtores, mas a todos nós” explicou Cechin.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o Município está realizando o abastecimento de água potável para as famílias das localidades e, assim que forem constatados outros problemas, a Prefeitura irá avaliar de que forma pode amenizar a situação. Técnicos da Emater/RS estão fazendo um levantamento, em parceria com a Defesa Civil do Município, para ter um diagnóstico preciso dos danos.

“Precisamos ter uma dimensão exata do que está acontecendo. Os levantamentos irão nos ajudar a diagnosticar e identificar os danos. Estamos à disposição para o que a comunidade necessitar, assim como estamos na torcida para que o tempo colabore e consigamos reverter esta situação” disse o secretário.

Os produtores que necessitarem de auxílio-técnico podem entrar em contato com a Emater/RS, localizada junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural (Avenida Medianeira, 141). Participaram da reunião o Coordenador da Defesa Civil, Cladmir Nascimento, o assessor superior de Relações Legislativas, Paulo Denardin, o presidente do Sindicato Rural, Sergio Londero, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Célio Fontana, técnicos da Emater e do IRGA.

 

Texto e fotos: Thassiani Porto
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial