Seções
Inicial > Vice-Prefeito > Notícias > Núcleo de Prevenção de Desastres cria...

Gabinete do Vice-Prefeito

29/08/2017 29/08/2017 15h44m

Núcleo de Prevenção de Desastres cria força-tarefa para notificar construções em áreas irregulares


Prefeito Jorge Pozzobom esteve presente na reunião do Núcleo (Foto: Deise Fachin)

Medida visa evitar futuros alagamentos, que são recorrentes dessas ocupações

 

Os problemas referentes aos alagamentos no Município vêm sendo trabalhados pelo Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do Município (NAP–Desastres) desde o início do atual Governo. Durante este tempo, ações pontuais já foram realizadas, como o desassoreamento dos cursos dos rios e o desentupimento de bueiros e esgotos nas vias de Santa Maria.

Porém, há outra causa de alagamento muito recorrente na cidade: a ocupação irregular em locais onde há cursos de água. Sendo assim, os integrantes do NAP–Desastres se reuniram, na manhã desta terça-feira (29), com o prefeito Jorge Pozzobom, para criar uma força-tarefa para fiscalizar estas ocupações.

 “Criamos o NAP–Desastres para, principalmente, fortalecer a Defesa Civil que era a autarquia que trabalhava diretamente com estes problemas. Essa fiscalização é de extrema importância, principalmente por estarmos prezando pela segurança dos moradores de nossa cidade”, salientou o prefeito Jorge Pozzobom.

Segundo o vice-prefeito Sergio Cechin, coordenador do Núcleo, o Município tem recebido muitas denúncias referentes a ocupações e construções em áreas irregulares.

“Na semana passada recebemos uma denúncia, informal, de uma sanga que foi canalizada na região central da cidade e que não permite o escoamento de água no local. O resultado é o alagamento e a erosão nos terrenos vizinhos, o que pode trazer sérias consequências”, explicou o vice-prefeito.

Sendo assim, o NAP–Desastres definiu que haverá uma atuação conjunta entre a Defesa Civil e as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Estruturação e Regulação Urbana e Meio Ambiente, que irão fiscalizar e, se necessário, autuar os munícipes que estão cometendo o ato de infração.

“De nada adianta nós realizamos nosso trabalho se temos essas construções irregulares que estão prejudicando os cursos d’agua. Fora as habitações construídas próximas a sangas e córregos que, além de ilegais, são extremamente perigosas”, explicou Cechin.

NAP–DESASTRES REALIZA MELHORIAS NA VILA IPIRANGA

Um dos locais mais afetados pelas chuvas está recebendo melhorias para evitar a incidência de alagamentos. Em parceria com a Corsan, RGE Sul e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Prefeitura está atuando em diversas frentes de trabalho na Vila Ipiranga, no Bairro Passo das Tropas.

Está sendo realizada a troca de um poste e da rede de energia elétrica que ficava no meio do curso d’agua no local. Além disso, a Corsan está realizando a recolocação de uma adutora e o DNIT irá construir um muro de ala na galeria já existente, próximo à BR-392.

Segundo o vice-prefeito Serio Cechin, também estão sendo realizadas a desobstrução das valas e do canal existente que, com a chuva forte, acumulam um grande volume de água causando os alagamentos.

“Se chover 100 milímetros hoje, essas pessoas ficam com suas casas alagadas. Então nós estamos tomando providências para que isso não aconteça. Essa união de diversas frentes de trabalho nos ajuda a garantir, ainda mais, o êxito no trabalho que queremos realizar”, salientou o vice-prefeito Cechin.            

 

Texto: Thassiani Porto
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial