Inicial > Gabinete do Prefeito > Notícias > Comitê Gestor de Redução de Riscos...

Gabinete do Prefeito

15/03/2024 15/03/2024 15h24m

Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres se reúne para dar início ao cronograma de ações preventivas


Prefeitura e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) serão parceiras na atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos, e dos mapeamentos das áreas que possam ser atingidas por efeitos climáticos no Município

O prefeito Jorge Pozzobom se reuniu na tarde, desta quinta-feira (14), com as secretarias que fazem parte do Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres, criado via decreto 57, de 5 de março de 2024, para tratar da atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Professores do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também participaram da reunião e elaboraram o cronograma de ações para os próximos meses.

“Investimos fortemente na Defesa Civil. Pegamos uma Defesa Civil desestruturada e a reerguemos. Hoje temos um grande estoque de telhas e lonas, três caminhões e quatro viaturas para poder atender a população. Estamos agindo com muita responsabilidade e já investimos R$ 72 milhões em drenagem e macrodrenagem, o que diminui as chances de alagamento”, diz Pozzobom.

A professora Andréa Nummer explica que a universidade é parceira na atualização das áreas mapeadas no Município, especialmente nos pontos onde há maior risco de inundações e movimentos de massa, como os deslizamentos de terra:

“Vamos organizar roteiros de estudos a campo e classificar as áreas monitoradas como de altíssimo, alto, médio e baixo risco. Após, enviaremos todo o material e a metodologia aplicada ao Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias. Teremos até 18 meses para enviar o relatório completo”.

Conforme o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, a atualização do Plano Municipal é uma política de Estado em Santa Maria, ou seja, algo que todas as gestões do Executivo terão que atualizar, mantendo constantes as ações de prevenção de desastres.

As secretarias integrantes do Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres, além do Gabinete do Prefeito, que estiveram presentes na reunião, são as seguintes: Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (Secap); Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária; Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos; Superintendência da Defesa Civil; Secretaria de Meio Ambiente; e o Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan).

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Mirella Freitas (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial