Gabinete do Prefeito

05/05/2023

Defesa Civil do Município alerta para probabilidade de volumes de chuvas elevados nos próximos dias


Gibran Carrazzoni

As equipes da Prefeitura monitoram áreas com risco de deslizamentos e estão de prontidão para atender ocorrências, situações de alagamentos e emergências, caso necessário

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil do Município, alerta para a probabilidade de volumes de chuvas elevados nos próximos dias. A informação é do boletim divulgado nesta sexta-feira (5), pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS), que acompanha as mudanças climáticas. As equipes da Prefeitura monitoram áreas com risco de deslizamentos e estão de prontidão para atender ocorrências, situações de alagamentos e emergências, caso necessário.

De acordo com o SEMA, o tempo segue instável em praticamente todo o estado nesta sexta, com chuvas constantes de fraca a moderada intensidade e acompanhadas de trovoadas. Em áreas da metade Sul, Noroeste e Norte gaúcho, se mantém a chance para acumulados significativos no decorrer das próximas horas. As instabilidades continuam atuando na maioria das regiões e a partir da tarde a tendência é que voltem a intensificar a partir da Campanha e Centro do estado.

O alerta para volumes elevados de chuvas é acompanhado pela Defesa Civil do Município que tem um mapeamento de áreas de risco em Santa Maria, que abrangem todas as áreas administrativas, sendo as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, e também tem feita uma divisão por tipo de risco, baixo a médio e alto risco. O superintendente Adão Lemos explica que são verificadas cada área de risco com coordenadas geográficas com latitude e longitude, com isso, é possível verificar o raio dos riscos, ou seja, quantas casas podem ser atingidas.

“Nossa equipe está em constante atenção, pois no sistema de monitoramento da Defesa Civil há computado 107 áreas de riscos no Município, e estamos ainda na avaliação de acrescentar quatro locais que são riscos hidrológicos, alagamentos e inundações. Continuamos observando sempre alguns índices que são muito importantes para o monitoramento e alertas. O primeiro índice observado é a chuva acima de 15 milímetros em uma hora, que se pode ocasionar alagamentos ou inundações. Assim, nós dividimos o risco hidrológico em alagamentos por consequência e fato humano, como descarte irregular de lixo que causa o entupimento de bueiros. Já o risco hidrológico por inundação, é principalmente nos arroios e ruas da cidade. Outro índice que nós observamos também são chuvas acumuladas acima de 100 milímetros, que traz um alerta principalmente de risco geológico, ou seja, de erosão ou deslizamento. Outro índice observado são ventos acima de 50 km por hora que já começa trazer prejuízos e problemas para a nossa cidade”, comenta Adão Lemos.

Se você foi afetado ou conhece alguém que esteja precisando de auxílio, entre em contato por meio dos contatos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp):

- Defesa Civil
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
(55) 3174-1552 ramal 2

- Ciosp
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)

- Guarda Municipal 153

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Imagens: Gibran Carrazzoni e Camillo Licinio / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial