Gabinete do Prefeito

23/12/2022 23/12/2022 11h53m

Grande festa marca reinauguração da Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, Largo Roque Gonzales, no Centro


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Todo o serviço foi realizado pela Prefeitura de Santa Maria e pelas empresas Unicred Ponto Capital, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e Unimed Santa Maria por meio da adoção do local

Uma noite para ficar guardada na memória dos santa-marienses. Assim foi a grande festa de reinauguração da Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, Largo Roque Gonzales, no Centro, que ocorreu nesta quinta-feira (22). Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o local, que fica entre as ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, está repaginado, com novos brinquedos, academia, chimarródromo e uma nova casa dos taxistas, entre outras novidades (abaixo, lista completa). Todo o serviço foi realizado pela Prefeitura de Santa Maria e pelas empresas Unicred Ponto Capital, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e Unimed Santa Maria por meio da adoção do local.

Após sete meses em obras, a Prefeitura e as empresas parcerias, receberam a população para uma grande festa que teve temática natalina, com muita música e brincadeiras para crianças, iniciativas que marcaram a reabertura do espaço. Durante o trabalho operacional da obra, equipes da Prefeitura, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, realizaram os serviços de podas, supressões, plantio e rega da grama, e sinalização de trânsito, entre outros.

Na oportunidade, e mesmo em férias, o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado pelo vice Rodrigo Decimo, sancionou a lei que dá novo nome à conhecida ‘Praça do Caridade’. A aprovação ocorreu na Sessão Plenária desta terça-feira (20), quando a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou a lei nº 15 que altera a denominação do espaço para Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, entre a Rua Professor Braga e o início do Largo Roque Gonzales, entre as Ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio. O projeto é de autoria dos vereadores Admar Pozzobon, Givago Ribeiro, Manoel Badke e Getúlio Jorge de Vargas, presentes na cerimônia.

“Lembro que há alguns anos provoquei o Dr. Flávio Cabreira Jobim para que adotasse a praça e revitalizasse o espaço. E depois de muitas conversas, finalmente hoje estamos aqui festejando esta nova praça. O amor por Santa Maria não tem preço. Por isso, o nosso lema é Santa Maria cuidando das pessoas, mas o que vejo é que as pessoas estão cuidando da cidade. Todos devem ter o sentimento de pertencimento e ajudar a cuidar da praça. Parabéns a todos os envolvidos neste lindo projeto. Um Feliz Natal e Boas Festas a todos”, disse Pozzobom.
 
O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, fez um agradecimento especial às autoridades e a todos presentes. 

“A nossa Praça do Caridade, através do Projeto de Lei, muda de nome e é um resgate importante para a cidade. Este é um presente de Natal que será utilizado durante todo o ano pelas pessoas. Quando temos algo bonito e feito com amor, a população vai ajudar a cuidar e preservar, a exemplo do que já está sendo feito aqui. Agradeço muito essas três importantes instituições da cidade, toda a equipe da Prefeitura, através de diversas secretarias, que colaboraram para que este projeto se concretizasse e hoje foi reinaugurada. Boas festas”, parabenizou Decimo.

Em nome da Unicred Ponto Capital, o presidente Flávio Cabreira Jobim saudou a comunidade santa-mariense.

“Este ato justifica nosso compromisso com a comunidade, a prosperidade com os sócios e a sociedade envolvida. Este projeto representa também uma preocupação com o Município pois, sabemos que sozinhos ficamos limitados em nosso progresso. A praça é moderna e oferece segurança, através das câmeras que são monitoradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp)”, destacou o presidente Jobim.

Já o presidente da Unimed Santa Maria, Ernani Clovis Bülow, lembrou da importância da parceria das empresas com a Prefeitura, e chamou a atenção deste exemplo de revitalização para que outras empresas se mobilizem para modernizar ainda mais Santa Maria.

“2022 está sendo um ano muito especial. Em julho comemoramos 50 anos da Unimed Santa Maria, e agora, finalizamos o ano sendo brindados com a inauguração desta praça. As empresas e a Prefeitura que não mediram esforços, tanto na idealização como na realização deste projeto para que a obra fosse entregue na data prevista. Essa praça nova é um orgulho para a comunidade. Assim como diz o Hino Riograndense, ‘Que nossas façanhas sirvam de modelo...’, que esse modelo sirva de exemplo para que outras empresas também adotem outras praças da cidade. Um bom Natal a todos”, destacou Ernani Clovis Bülow.

Ainda durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem à senhora Laurinha Azevedo, neta do Dr. Astrogildo de Azevedo.

“Eu tinha 10 anos quando ele morreu, mas tive uma infância muito feliz. Agradeço, em nome da família Azevedo, essa homenagem ao meu avô, que agora é o nome da praça”, falou emocionada, Laurinha Azevedo.

A programação do evento contou com diversas atrações, como apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da banda Old Bikers, Beto Pires, apresentação de dança da Ong Nossa Vida Sua Vida, chegada do Papai Noel, show de malabarismo, pinturas no rosto das crianças, palhaço, show de bambolês e dança, e distribuição de pipoca, algodão doce e picolés. Todo o evento e atrações foram gratuitos. 

A cerimônia também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, do presidente eleito para o mandato do próximo ano, vereador Givago Ribeiro, secretários e demais representantes do Executivo.

Semáforo para pedestres com contador regressivo de tempo

Para facilitar a circulação das pessoas pelas faixas de segurança que ficam nas vias próximas à Praça, ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado, foram instalados dois conjuntos de semáforos para pedestres com contador regressivo de tempo. Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana fez a instalação na terça-feira (20). 

Os pedestres têm 22 segundos, em cada trecho, para atravessar as vias que dão acesso ao Hospital de Caridade e demais consultórios clínicos. Os semáforos não ficam ligados ao mesmo tempo. Por isso, enquanto as pessoas que estiverem na Praça e esperam abrir o sinal para atravessar, aguardam abrigados numa passarela com vidro coberto que faz parte do projeto da nova Praça. Nos próximos dias, também será instalada no local uma botoeira sonora para Pessoas com Deficiência Visual terem mais facilidade de saber quando o sinal estiver aberto. 

Este modelo de semáforo é o primeiro em funcionamento em Santa Maria. A previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana é de que em breve sejam instalados equipamentos nos cruzamentos da Rua do Acampamento. O recurso para a instalação é de emenda do vereador Pablo Pacheco.

Termo de adoção

O superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins da Prefeitura, Roberto Dotto, acompanhou toda a obra e explica que a revitalização da Praça Dr. Astrogildo de Azevedo é possível através do termo de adoção realizado em 17 de maio deste ano, e tem validade de 10 anos, podendo ser prorrogado. A partir daquela data, as empresas Unicred Ponto Capital, o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e a Unimed Santa Maria são responsáveis por todo o cuidado do espaço. 

O programa Santa Maria de Todos Nós está em vigência desde 2019. Assim, praças, parques, canteiros centrais, encostas das vias públicas e áreas verdes da cidade podem ser adotadas pela população, garantindo a manutenção e a proteção destes espaços. Empresas públicas ou privadas e cidadãos interessados em adotar espaços públicos do Município podem protocolar um requerimento na Secretaria de Município de Meio Ambiente, solicitando o local a ser adotado. 

Local para pessoas de todas as idades e para animais de estimação

Confira abaixo as atrações da Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, Largo Roque Gonzales:

- Espaço pet friendly com grama sintética (cercado e com horário para abertura e fechamento)
- Pracinha para crianças com grama sintética: balanço, casinha com escorregador, dois cavalinhos, dois brinquedos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) - (cercada e com horário para abertura e fechamento)
- Academia para idosos e outras duas academias funcionais
- Chimarródromo
- Cobertura para passagem de pedestres aguardarem a sinaleira
- Casa dos taxistas com placas solares
- Passarela coberta com vidro para abrigar as pessoas enquanto aguardam o semáforo
- Jardim vertical
- Arborização e paisagismo
- Iluminação urbana com led implantada em torno de 40 postes
- Piso tátil: calçadas para pessoas com deficiência visual
- Carregadores de carro elétrico: 1 para carga rápida e outro normal
- Vaga para viatura (Polícia ou Guarda Municipal)
- Conjunto de lixeiras (8)
- Bicicletário
- Pórtico de acesso coberto
- Tomadas para carregamento de celulares
- Câmeras de vigilância (8)
- Cerca de 40 bancos em madeira que foram revitalizados e outros 12 novos em concreto com iluminação led
- Grama natural nos canteiros
- Replantio de novas árvores em substituição a outras suprimidas durante o processo (espécies exóticas de Ligustros). Ao todo, foram plantadas quatro novas espécies, sendo quatro Ipê-roxos, três Carobas, cinco Jerivás e duas Sibipirunas
- Retirados pisos danificados e recolocadas novas unidades
- Refeitos todos os canteiros e meios-fios, além da colocação do piso tátil para deficientes em todo contorno da Praça.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial