Secretaria de Município de Finanças

04/05/2022

Servidores da Prefeitura recebem treinamento sobre as Unidades Municipais de Cadastramento


A UMC local é referência para cidades da região de Santa Maria

Os servidores da Coordenadoria de Receitas Transferidas, da Secretaria de Finanças, participaram de treinamento junto a Superintendência Regional do INCRA, em Porto Alegre, para capacitação dos representantes de Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs). O curso, realizado de 26 a 28 de abril, contou com os profissionais Andreus Alfaro e Vinicius Mayer, que receberam noções sobre o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) aplicadas em casos práticos.

Essa etapa presencial dá sequência ao módulo teórico e demonstrativo promovido virtualmente pelo Incra/RS em dezembro de 2020 e maio de 2021. Nela, também foram abordados o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), a vinculação entre o SNCR e o Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir) – da Receita Federal – e apresentada a ferramenta Declaração de Cadastro Rural (aberta a todos os cidadãos).

De acordo com os servidores que participaram do treinamento, o encontro presencial possibilitou a troca de experiências com o Incra e outras unidades, possibilitando aprimorar informações sobre rotinas e resolução de questões que chegam à Unidade de Cadastramento, agregando conhecimento prático para que se possa prestar um atendimento ao contribuinte cada vez melhor. Ainda, destacam a relevância das unidades instaladas no interior do Estado por serem elos diretos com os proprietários rurais, facilitando o acesso aos serviços do Incra. 

A UMC de Santa Maria é referência na região por atender também os contribuintes das cidades vizinhas de Restinga Seca, Itaara e São Pedro do Sul, havendo uma grande procura por informações sobre o cadastro e pedidos de inclusão de dados.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial