Secretaria de Município de Finanças
04/05/2022
Servidores da Prefeitura recebem treinamento sobre as Unidades Municipais de Cadastramento
A UMC local é referência para cidades da região de Santa Maria
Os servidores da Coordenadoria de Receitas Transferidas, da Secretaria de Finanças, participaram de treinamento junto a Superintendência Regional do INCRA, em Porto Alegre, para capacitação dos representantes de Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs). O curso, realizado de 26 a 28 de abril, contou com os profissionais Andreus Alfaro e Vinicius Mayer, que receberam noções sobre o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) aplicadas em casos práticos.
Essa etapa presencial dá sequência ao módulo teórico e demonstrativo promovido virtualmente pelo Incra/RS em dezembro de 2020 e maio de 2021. Nela, também foram abordados o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), a vinculação entre o SNCR e o Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir) – da Receita Federal – e apresentada a ferramenta Declaração de Cadastro Rural (aberta a todos os cidadãos).
De acordo com os servidores que participaram do treinamento, o encontro presencial possibilitou a troca de experiências com o Incra e outras unidades, possibilitando aprimorar informações sobre rotinas e resolução de questões que chegam à Unidade de Cadastramento, agregando conhecimento prático para que se possa prestar um atendimento ao contribuinte cada vez melhor. Ainda, destacam a relevância das unidades instaladas no interior do Estado por serem elos diretos com os proprietários rurais, facilitando o acesso aos serviços do Incra.
A UMC de Santa Maria é referência na região por atender também os contribuintes das cidades vizinhas de Restinga Seca, Itaara e São Pedro do Sul, havendo uma grande procura por informações sobre o cadastro e pedidos de inclusão de dados.
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Prefeitura de Santa Maria