Inicial > Finanças > Notícias > Conselho de Contribuintes realiza primeira reunião...

Secretaria de Município de Finanças

26/03/2018

Conselho de Contribuintes realiza primeira reunião do ano e dá início à análise de recursos fiscais


Reunião de trabalho foi realizada na Superintendência de Receita do Município (Foto: Deise Fachin)

Órgão, composto por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, é responsável pela análise e julgamento de multas e lançamentos tributários

 

Membros do Conselho Municipal de Contribuintes estiveram reunidos, nesta segunda-feira (26), no primeiro encontro do ano do órgão para dar início às análises de recursos fiscais. O órgão é composto por representantes da Prefeitura de Santa Maria e da sociedade civil e é responsável pela análise e julgamento de multas e lançamentos tributários emitidos pelo Executivo aos contribuintes.

O Conselho de Contribuintes funciona como uma instância de defesa dos cidadãos que, ao receberem multas ou cobranças referentes a IPTU, ISSQN e ITBI, podem recorrer caso não concordem com a aplicação. Depois de alterações no Código Tributário do Município, o conselho passou a atuar em segunda instância no julgamento dos processos.

Os membros do Conselho de Contribuintes – 23 no total, incluindo titulares e suplentes – se reúnem mensalmente, conforme calendário pré-definido. Nesta segunda-feira, eles trataram sobre três recursos fiscais. Os processos são analisados pelos próprios membros, que apresentam o parecer – contrário ou a favor – para apreciação de todo o conselho. Somente após todas as análises, são dados os pareceres finais. As resoluções do Conselho de Contribuintes estão disponíveis para análise da comunidade, neste link.

“O Conselho dos Contribuintes é um importante instrumento para o cidadão que se sente injustiçado em função de uma multa impetrada pela Prefeitura. Agora, estamos atuando na segunda instância, o que torna o processo mais eficiente, rápido e menos burocrático na resposta à população”, explica a subprocuradora Geral do Município, Clarissa Duarte Pillar, que, no Conselho, é suplente da presidente.

 

AS ENTIDADES PRESENTES NO CONSELHO DOS CONTRIBUINTES

 

Secretaria de Município de Finanças

Procuradoria Geral do Município

Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria

Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Santa Maria

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul

Conselho Regional de Administração

Conselho Regional de Contabilidade

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial