Inicial > Finanças > Notícias > IPTU 2018: guias para pagamento serão...

Secretaria de Município de Finanças

17/11/2017 17/11/2017 17h06m

IPTU 2018: guias para pagamento serão disponibilizadas, na internet, a partir da próxima semana


Na guia de recolhimento constará apenas a Cota Única e a primeira parcela do imposto, ambas com vencimento em 22 de janeiro de 2018 (Arte: Gibran Carrazzoni)

Guia será enviada, via Correios, na segunda quinzena de dezembro. Há descontos para os contribuintes adimplentes (até 15%) e pelo pagamento antecipado (de 5%)

 

A Prefeitura de Santa Maria já deu início ao processo referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. A partir da próxima semana (ainda não foi definido o dia exato, que será divulgado posteriormente), os contribuintes poderão retirar, via internet ou no 1º andar do Centro Administrativo, as guias para pagamento do imposto.

Com relação às guias de recolhimento, o envio, via Correios, será realizado a partir da segunda quinzena de dezembro. Neste ano, por questões ecológicas e para evitar o desperdício de dinheiro público, na guia constará apenas a Cota Única e a primeira parcela do imposto, ambas com vencimento em 22 de janeiro de 2018. Assim, a guia terá apenas uma folha de papel e não duas, como ocorrido no ano anterior. No entanto, caso o contribuinte faça a opção pelo recolhimento parcelado, as demais parcelas não serão encaminhadas pelos correios. Elas também poderão ser retiradas no site ou na Central de Atendimento da Prefeitura (veja os endereços abaixo). Aquelas pessoas que optarem por retirar a guia na internet, não receberão o carnê pelos Correios.

De acordo com a superintendente de Receitas do Município, Marilene Cruz, neste ano, o IPTU terá uma variação de 2,70%. O reajuste é referente ao Índice de Preços ao Consumidor Acumulado (IPCA), do período de novembro de 2016 a outubro de 2017. Além disso, a Unidade Fiscal do Município (UFM) também teve reajuste, passando de R$ 3,2282 para R$ 3,3154.

Já com relação ao processo do Recadastramento Imobiliário, Marilene explica que a diferença no valor referente às áreas construídas que foram recadastradas pela empresa Geomais Geotecnologia Ltda  será encaminhada em uma guia complementar, a partir de abril de 2018. A exceção é o projeto-piloto, realizado no Bairro Camobi, cujas notificações foram enviadas no primeiro lote, em abril deste ano. Para esses contribuintes, a diferença na taxa já constará no valor final do IPTU 2018.

Para os contribuintes adimplentes, também haverá descontos, que podem chegar a 15%, de acordo com a forma de pagamento realizada nos exercícios de 2016 e 2017 (veja abaixo os descontos). Além disso, há o desconto de 5% pelo pagamento antecipado em cota única. Os descontos são cumulativos. 

“Nosso objetivo é que os contribuintes se tornem, cada vez mais adimplentes, e estejam sempre em dia com os tributos do Município”, explica Marilene.

PRÊMIO ADIMPLÊNCIA

Além do desconto de 5% pela antecipação do pagamento do IPTU 2018, o contribuinte do IPTU que esteja em situação de adimplência do tributo com o Município de Santa Maria terá direito ao incentivo nos seguintes termos.

 

PAGAMENTO DO IPTU EM

COTA ÚNICA 2018

PAGAMENTO PARCELADO 2018

2016

2017

PRÊMIO ADIMPLÊNCIA

PRÊMIO ADIMPLÊNCIA

Cota Única

Cota Única

            15%

               10%

Cota Única

Parcelado

           10%

               10%

Parcelado

Cota Única

           10%

               10%

Parcelado

Parcelado

           10%

               10%

 

RETIRADA DAS GUIAS

As guias de pagamento podem ser solicitadas pelo site ou na Prefeitura de Santa Maria

– Site: http://www.santamaria.rs.gov.br/secao/servicosonline

– Prefeitura: Central de Atendimento (Rua Venâncio Aires, 2.277, 1ª andar)

De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Arte: Gibran Carrazzoni
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial