Inicial > Finanças > Notícias > Encontro de gestores e coordenadores marca...

Secretaria de Município de Finanças

15/03/2017 15/03/2017 18h02m

Encontro de gestores e coordenadores marca o início do 3º Seminário Regional de Educação Fiscal


Atividades ocorrem no auditório do Centro Administrativo (Foto: João Alves)

Objetivo do seminário é incluir a educação fiscal nos temas trabalhados em sala de aula

 

Teve início, nesta quarta-feira (15), a 3º edição do Seminário Regional de Educação Fiscal: Transformando Vidas, que é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Com o objetivo de incentivar que o tema da educação fiscal seja trabalhado em sala de aula, o evento reuniu, neste primeiro encontro, gestores e coordenadores de escolas municipais de Santa Maria e da Região Central.

Ao todo, 33 gestores e coordenadores, de escolas de Santa Maria, Restinga Seca, Dilermando de Aguiar e Arroio Grande participaram da atividade. O prefeito Jorge Pozzobom prestigiou o início do seminário e destacou a importância do tema educação fiscal ser debatido em sala de aula, pelo fato de que a conscientização deve começar pelas crianças. Nesse sentido, ressaltou a importância de fortalecer a participação das escolas no seminário e nas ações desenvolvidas pelo PMEF ao longo do ano.

“Esse é um programa com o qual eu me entusiasmo muito. Temos que agregar cada vez mais professores, promover ações práticas. Podem ter certeza, que vocês têm mais do que um prefeito, vocês têm um cidadão santa-mariense comprometido com o programa, porque quanto mais nós trabalharmos na base, melhores nós estaremos”, ressaltou o prefeito.

O encontro, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo, também contou com a presença da secretária interina e da futura secretária de Educação, Maria Goretti Rocha Farias e Lucia Madruga, respectivamente; da secretária adjunta de Finanças, Verônica de David Antônio; do delegado da Receita Federal em Santa Maria, Araquém Ferreira Brum; do delegado da Receita Estadual em Santa Maria, Edson Dri e do coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul, Randal Guimarães. Os convidados trouxeram contribuições sobre a importância do pagamento de tributos, bem como ressaltaram o apoio ao trabalho desenvolvido pelo Programa Municipal de Educação Fiscal.

Na atividade desta quarta-feira, os gestores e coordenadores acompanharam a explanação da delegada adjunta da Receita Estadual, Ivanice Schultz, que falou sobre o Programa de Educação Fiscal no Rio Grande do Sul e sobre a Nota Fiscal Gaúcha, além de trazer discussões a respeito da importância de se pagar tributos. Os presentes também acompanharam a fala do representante da Educação Fiscal na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Valnês Camargo, sobre como utilizar a educomunicação para trabalhar a educação fiscal.

Ainda, a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, apresentou os projetos que devem ser trabalhados em 2017 pela Educação Fiscal, além de reforçar o convite para que os professores sigam participando das atividades do seminário, que terá continuidade nos meses de abril e maio.

“É muito importante a participação dos gestores e dos professores nessas atividades, para que eles enfoquem esse tema em sala de aula, para trabalharem na construção de uma sociedade ética. A presença deles é um sinal de que eles confiam no nosso trabalho e isso dá ânimo para continuarmos”, comentou Rosaura.

A coordenadora pedagógica dos anos iniciais da Escola Municipal Martín Lutero foi uma das que participou do seminário. Segundo ela, que já acompanhou as atividades em 2016, a participação na ação auxilia os professores a incluir a fala sobre a educação fiscal em sala de aula. Ela afirma que já incluem o tema com os seus alunos.

“Eu procuro nunca perder o seminário, porque ele sempre agrega novos conhecimentos. Todo ano a gente tenta incluir projetos ligados ao tema nas atividades que promovemos na escola”.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial