Santa Maria um Polo
Audivisual

Histórico
Produção do Cinema e
Vídeo em Santa Maria

Objetivo Geral do Santa Maria Vídeo e Cinema
Notícias
Programação
Prêmios
Regulamento
Ficha de Inscrição

Santa Maria Vídeo e Cinema [capa]




Projeções e Debates sobre Cinema e Vídeo em Santa Maria

a tradição de santa maria em espaços para a exibição de filmes e vídeos

Primeiros Cinemas

Nas primeiras décadas do século XX a cidade conheceu suas primeiras salas de projeção de grande porte como o Cine Coliseu, inaugurado em 1911, e o Cine Independência, em 1922. Depois vieram o Cine Imperial, no final dos anos 30, e o Cine Glória, inaugurado em 1954 no local onde funcionou o Cine Coliseu. Nos anos 80, foi aberta mais uma sala neste local - o Cine Glorinha. Merece destaque ainda o Cine Odeon que funcionou pouco antes da metade do século XX em local anexo ao Clube Caixeiral.

Na segunda metade da década de 80 e início da seguinte funcionou com regularidade, a sala de cinema do Instituto Cultural Brasileiro Alemão, que mantinha suas atividades no auditório da Rádio Imembuí,(Praça Saldanha Marinho).

O Cine Imperial preserva intacta sua fachada original, embora se encontre oculta sobre o tapume da loja que está no local. Os outros mantém parcialmente suas arquiteturas originais. Atualmente, esses prédios não são usados para o fim que foram criados, mas, movimentos na comunidade mostram-se interessados em manter esses patrimônios arquitetônicos e suas funções culturais. Hoje, a cidade conta com quatro salas de cinema, em dois shopings.

Projeções e Debates sobre Cinema e Vídeo em Santa Maria

Cineclubes

I Encontro de Cinema de Santa Maria - OTELO CINECLUBE