Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

01/08/2021

Obra em trecho da Borges de Medeiros recebe acabamentos e melhorias ao longo da avenida


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Serviços de sinalização e de reconstrução de calçadas têm continuidade nesta semana

Após a conclusão da obra de micro e de macrodrenagem na Avenida Borges de Medeiros, Bairro Salgado Filho, os serviços avançam nas etapas de revitalização. Ao longo da última semana, no trecho entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo, foram feitas as elevações transversais na via. Na última sexta-feira (30), a empresa Conpasul, contratada pela Prefeitura via licitação, deu início ao serviço de sinalização horizontal. A previsão é de que nos próximos dias, seja dado início na instalação de placas e continuidade da construção de calçadas.

A instalação da sinalização vertical ao longo do trecho da avenida que passou por obras está programada para ocorrer a partir desta segunda-feira (2). Conforme explica o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, dentro da reprogramação dos serviços, ocorreu o alargamento de, em torno, 1 metro cada lado da Borges de Medeiros. Com isso, houve uma qualificação do espaço público que tem a intenção de diminuir os congestionamentos. Em junho, a avenida recebeu camada de asfalto. 

“As etapas da obra seguem dentro do cronograma previsto. Após o término da sinalização e da reconstrução das calçadas, serão feitos ajustes nas tampas de boca de lobo. Para que a obra seja concluída, haverá também a revitalização do paisagismo ao longo da avenida”, afirma o secretário Gomes.

Sobre a obra

A obra de macro e de microdrenagem, que tem por objetivo resolver os problemas de alagamentos enfrentados por motoristas e moradores em trecho da Avenida Borges de Medeiros, contempla a execução de drenagem pluvial, a pavimentação asfáltica e a sinalização viária entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. A obra está orçada em R$ 2.072.768,65, com recurso do Fundo Pró-Saneamento. A empresa Conpasul Construção e Serviços é a responsável pela execução dos serviços.

Os trabalhos tiveram início em 22 de outubro de 2020. Foi solicitado aditivo de prazo de 60 dias, em janeiro de 2021. Em abril, houve reprogramação de mais 90 dias. Os acréscimos de prazos foram necessários por haver readequações no projeto (drenagem, pavimentação e calçadas), bem como as interferências provenientes das redes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em adutora de água e esgoto, que demandam mais tempo de serviço.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial