Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

14/01/2021

Prefeitura segue com trabalho de recuperação asfáltica em trecho da Rua Sete de Setembro


A previsão é de que a obra receba mais uma parte da base de brita em até 15 dias

A obra de recuperação asfáltica na Rua Sete de Setembro, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Região Norte, passa por mais uma etapa nesta semana. O trecho, que fica entre as ruas Ary Lagranha e Castro Alves, já recebeu a capa de rachão, que é uma camada do pavimento constituída por pedra e o ligante asfáltico, que tem a propriedade de ser um adesivo impermeável. A previsão é de que a obra receba mais uma parte da base de brita em até 15 dias. Após, ocorrerá a etapa de serviços que serão os reparos nas sarjetas, calçadas e meios-fios. 

Quando a conclusão da obra, toda a via será sinalizada em definitivo. A previsão é de que a obra seja concluída até o final do mês de fevereiro se as condições climáticas permitirem.

O secretário de Estruturação e Regulação Urbana e fiscal da obra, José Antônio de Azevedo Gomes, lembra que a próxima etapa será a colocação de nova camada de base de brita e a chamada imprimação, como explica o secretário:

“Todos esses processos são necessários para garantir mais durabilidade ao asfalto em face à impermeabilização das camadas intermediárias, que visa proteger a camada superior de asfalto, também conhecido como concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), da surgência de umidade ascendente, que seja oriunda de vazamentos ou mesmo da umidade natural do terreno. Com isso, a durabilidade da camada final de CBUQ tende a aumentar a sua vida útil”.

A Rua Sete de Setembro é uma das principais vias de acesso ao bairro e, desde meados de dezembro de 2020, o trânsito foi parcialmente liberado entre as ruas Ary Lagranha e Casemiro de Abreu, após a empresa FZ Construções ter colocado a camada de asfalto. Ainda, na Rua Sete de Setembro, entre a as ruas Itambé e Ary Lagranha, o trabalho de pavimentação das valas foi concluído em outubro. O investimento é de R$ 1.210.733,21. 

Esses serviços fazem parte das obras de micro e macrodrenagem ao longo de cinco vias do Bairro Perpétuo Socorro, que avançam e estão 40% concluídas. Toda a obra, por ser complexa e que há tempos é reivindicada pelos moradores devido aos constantes problemas de alagamentos em função da chuva, tem previsão de término em fevereiro. O investimento total é de R$ 2.338.644,75. A empresa Cotrel Terraplanagem e Pavimentações Eireli, vencedora da licitação, é a responsável pelo serviço que contempla cinco vias do bairro. Além da Rua Sete de Setembro, os trabalhos contemplam as ruas Casemiro de Abreu, Raul Soveral, João Guilherme Rademacher e João Octacílio Kuhn.  

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial