Inicial > Estruturação e Reg. Urbana > Notícias > Software já disponibiliza serviços online para...

Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

06/03/2017

Software já disponibiliza serviços online para as demandas da construção civil


Prefeitura pretende disponibilizar todos os processos ainda neste ano (Foto: João Alves)

O programa foi doado à Prefeitura em 2014, pelo valor de R$ 70 mil, e começou a ser instalado pela nova administração

A informatização das demandas do setor da construção civil segue sendo implementada pela Prefeitura de Santa Maria. Pelo menos oito protocolos foram disponibilizados em um software, facilitando o trabalho dos responsáveis técnicos e, também, desburocratizando o sistema – como requer a nova Administração a partir do programa Poupa Tempo Santa Maria.

Conforme a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, ainda neste ano, todos os mais de 20 processos já devem estar disponibilizados pela ferramenta. O software foi desenvolvido pela empresa W3 Polis, que presta o suporte nesta fase de instalação dos protocolos ao sistema. Ele teve um custo de R$ 70 mil e foi pago pelo Sinduscon, que doou a ferramenta à Prefeitura.

O secretário adjunto da pasta, Elinor Dalla Lana, salienta que a equipe de Estruturação testa, diariamente, os processos, recebendo suporte da empresa para resolver possíveis problemas no programa.

“Existem processos mais básicos, mais fáceis de implantar. Mas, mais adiante, os processos longos, como análise de projetos, devem demorar um pouco mais”, diz Dalla Lana.

Nos próximos dias, a ferramenta deve disponibilizar um novo protocolo: o de Renovação de Licença para a Construção.

 

O SOFTWARE
A informatização dos atendimentos desburocratiza o sistema, já que muitos documentos de aprovação, correção, despachos, entre outros, poderão ser feitos pelo programa. A redução de filas e do tempo de espera também são alguns dos benefícios da ferramenta, já que poderão ser feitas liberações online de certidões, alinhamentos, entre outros requerimentos. Os responsáveis técnicos, como engenheiros e arquitetos, precisam se cadastrar na Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana para terem acesso à ferramenta.

 

PROTOCOLOS DISPONÍVEIS*

1 – Certidão de Anuência
2 – Certidão de Demolição
3 – Certidão de Número Oficial
4 – Informações Urbanísticas (alinhamentos)
5 – Licença para Abertura de Vala e Número oficial
6 – Licença para Abertura de Vala
7 – Licença para o Passeio (projeto Caminhe Legal)
8 – Licença para o Anuncie Legal (projeto Anuncie Legal)
*Somente responsáveis técnicos cadastrados na Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana poderão ter acesso ao software

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial