Inicial > Estruturação e Reg. Urbana > Notícias > Prefeitura começa a instalar ferramenta que...

Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

16/02/2017 16/02/2017 17h40m

Prefeitura começa a instalar ferramenta que informatizará atendimentos para a construção civil


Reunião que definiu ampliação de atendimentos foi realizado pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana (Foto: Robson Lima)

Software doado pelo Sinduscon começou a ser, efetivamente, implantado

Para impulsionar o crescimento da cidade e informatizar as demandas do setor da construção civil, por meio de um software, a Prefeitura de Santa Maria se reuniu, nesta quinta-feira (16), com a empresa W3 Polis – que desenvolveu a ferramenta –, e com o Sinduscon – que pagou e doou o software ao Município. A motivação do encontro foi efetivar o programa, colocá-lo à disposição dos responsáveis técnicos e, ainda, desburocratizar o sistema – seguindo as diretrizes do programa Poupa Tempo Santa Maria.

O software foi doado à Prefeitura ainda em 2014, pelo valor de R$ 70 mil. Para facilitar os atendimentos, a nova Administração corre para implementar em definitivo a ferramenta. Atualmente, somente alguns poucos serviços podem ser consultados virtualmente. No entanto, a reunião foi, justamente, para executar o programa em sua totalidade.

Conforme a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, a informatização dos atendimentos desburocratiza o sistema, já que muitos documentos de aprovação, correção, despachos, entre outros, poderão ser feitos pelo programa. A redução de filas e do tempo de espera também são alguns dos benefícios da ferramenta, já que poderão ser feitas liberações de certidões, alinhamentos, entre outros requerimentos.

 “Essa ferramenta vem ao encontro do que buscamos, que é a informatização, a facilidade nos atendimentos, redução de filas e de espera, além de garantir a comodidade do acesso às informações pelos responsáveis técnicos”, destacou o secretário adjunto de Estruturação e Regulação Urbana, Elinor Dalla Lana.

O diretor da W3 Polis, Cristiano Felippetti, veio a Santa Maria para esta reunião. Ele lembra que o instrumento ajuda na abertura, interação e acompanhamento dos processos, sem burocracias e filas. “O objetivo é encurtar os caminhos e, com esta ferramenta, será possível fazer isso”, destacou Felippetti.

O presidente do Sinduscon, Rogélio Zanini, destacou que o programa será implantado por etapas, mas que, mesmo assim, facilitará o trabalho de engenheiros, arquitetos e outros profissionais da construção civil. “Encaminhar via online é garantir mais velocidade, economia e redução de custos”, afirma Zanini.

Os responsáveis técnicos precisam se cadastrar na Secretaria de Regulação para terem acesso à ferramenta.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Robson Lima
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial