Educação Fiscal

29/10/2014 30/10/2014 09h33m

O 8º Festival Cid Legal Canta e Dança chega ao seu terceiro dia em grande estilo


Na tarde de 29 de Outubro, no Avenida Tênis Clube, ocorreu o terceiro dia do 8º Festival Cid Legal Canta e Dança. Durante o evento, alunos de várias escolas deram um show de cidadania no palco, levando assim inspiração e conhecimento para todo o público presente.

O evento busca estimular, através da música e da dança, o conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos, conscientizando e educando para o exercício da cidadania. As apresentações incluem dança, paródia e poesia, desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino e escolas estaduais de Santa Maria. Na abertura do evento, todos que estavam presentes contaram o hino nacional, reforçando, assim, o comprometimento e exemplo de patriotismo como um bom cidadão.

Apresentaram-se hoje no festival as escolas: Colégio da Brigada Militar Tiradentes, EE Almiro Beltrame, Emef Adelmo Simas Genro, Emef Altina Teixeira, Emef  Fontoura Ilha, EMEF Miguel Beltrame, EMEF Pedro Kunz, EMEF Professora Francisca Weinmann, Emef Rejane Garcia Gervini, Emef Renato Nocchi Zimmermenn. Na plateia além dos estudantes artistas, estavam autoridades, representantes das instituições parceiras do Programa Municipal de Educação Fiscal, pais, professores e demais estudantes das escolas que vieram para prestigiar o evento, que recebeu cerca de 500 pessoas  e 33 apresentações culturais.

Como comissão avaliadora participaram do evento Jucemara Antunes e Dania Maria Fontoura Kopp, Professoras representando a Secretaria Municipal de Educação; Rosangela Réchia, Professora representando a Secretaria Municipal de Cultura; Carlos Luciano Sant’anna, Auditor Fiscal, representando a Delegacia da Receita Federal Brasil em Santa Maria; Ana Rosa Dellazzana, Professora, representando o Mobrec, alem da comissão estiveram presentes no evento Vera Maria Antoniazi, Auditora Fiscal, Delegada Adjunta da Receita Federal em Santa Maria e Silvana Guerino Secretária Municipal de Educação.

O Festival é realizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Sociedade Vicente Palloti contando com o apoio da Receita Federal do Brasil; 8ª Delegacia da Fazenda Estadual; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Escola de Administração Fazendária (ESAF) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Opiniões sobre o 8º Festival Cid Legal Canta e Dança

"Parabenizo toda a equipe responsável pela organização pelo 8º Festival CID LEGAL CANTA E DANÇA. Pelo relato abaixo, fica demonstrado que quando se realizada um trabalho com compromisso e criatividade faz toda a diferença. Podendo, inclusive, transformar as crianças de hoje nos cidadãos de amanhã críticos e autocríticos, transformadores de suas realidades. Para atingir tal objetivo, vocês têm se apropriado do ferramental denominado PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal, entre outros, com certeza. Por oportuno, destaco que o PNEF só tem o valor que tem, pelo trabalho desenvolvido por vocês servidores(as) das Secretarias da Fazenda e da Educação e de outros órgãos do Governo Federal, especialmente, da Receita Federal do Brasil. Não tenho dúvidas, que festival como esse é fruto de uma longa jornada de trabalho realizado e motivado por acreditarem no novo, na mudança, na transformação deste MUNDO para um MUNDO no qual possamos viver a igualdade, respeitadas as diferenças de Norte a Sul, de Leste a Oeste, ou seja, um mundo solidário, justo e fraterno! Parabéns, e um grande abraço para todos vocês." Rai de Almeida, Diretora-Geral Adjunta da Escola de Administração Fazendária (ESAF/MF)

 “Pois é um momento das escolas apresentarem o trabalho que desenvolveram com seus alunos, proporciona a integração, a participação, valorização e o incentivo a dança, poesia, paródia, acrescentando o tema Educação Fiscal e cada vez mais a conscientização dos alunos, expressando através da arte a criatividade.“
Lúcia Ramborger, representando a Escola Estadual Amiro Beltrame.

“O 8º Festival Cid Legal Canta e Dança, quanto á organização foi muito bom, por ser distribuído em dias, voltando a ser um festival á nível de participação e não de competitividade. Quanto à acústica, muito boa e também o lugar que é de fácil acesso.” representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Genro.

“É a primeira vez que participo. Achei um evento muito interessante, onde houve a oportunidade dos alunos representarem suas escolas através das apresentações, onde tiveram a oportunidade de mostrar o que foi trabalhado sobre Educação Fiscal num momento fora do ambiente escolar, juntamente com outras escolas, o que considero fundamental para os alunos. Gostei muito!” Silvana With Pierry, representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontoura Ilha.

“O Brasil inteiro vê no Festival um exemplo maravilhoso de que a Educação Fiscal pode e deve chegar de forma alegre e agradável aos estudantes, atraindo-os inteligentemente para assuntos tão sérios.” Carlos Luciano Sant’anna, Auditor Fiscal da Receita Federal.

“Acredito que o Cid Legal traga um avanço para o aprendizado do que é o tributo, um esclarecimento maior acerca do que pagamos de impostos e um conhecimento destas ações que mudarão a consciência da nossa população. É um evento de grandeza para alunos e professores." Tânia Soares, representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Nocchi Zimmermann.

“Parabéns pelo incentivo ao desenvolvimento de muitas habilidades e talentos de nossos alunos, os mesmos também que os fez refletir como cidadão comprometidos com o Brasil.”  Lúcia Helena, Vice-Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame.

“O evento trás para cada um de nós e principalmente para os alunos a consciência da importância do mesmo, pois numa sociedade capitalista torna-se imprescindível que haja tais oportunidades para compreender Educação Fiscal.”
Carmen V. Crestni, Colégio Tiradentes da Brigada Militar.

“O 8º Festival Cid Legal Canta e Dança reuni talentos das escolas de Santa Maria. Talentos que contem cantam e dançam o nos encantam, acima de tudo nos fazem refletir sobre a Educação Fiscal. A importância do exercício da cidadania em busca de uma mudança no nosso país. As apresentações também denunciaram problemas pelos quais a sociedade contemporânea vem enfrentando e nos mostram o caminho para a transformação a partir da Educação Fiscal. Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos. É através dessas atividades proporcionadas pelo Programa Municipal de Educação Fiscal que as crianças e jovens de Santa Maria tornam-se cidadãos mais críticos e atuantes em nossa sociedade.”   Jussemara Antunes, professora, representando a Secretaria Municipal de Educação.

“O Festival se apresenta de maneira agradável, bom ambiente, lindas apresentações e o mais importante a participação das escolas fazendo um trabalho para a formação do caráter de nossas crianças que aprendem com a Educação Fiscal os valores para suas vidas.” Vilma Vedoto Ferreira, professora aposentada, Amiga da Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Nocchi Zimmermann.

Veja um dos exemplos de nossas atividades:

Escola Municipal de Ensino Fundamental RENATO NOCCHI ZIMMERMANN

Professoras: Vilma  Ferreira,  Lazi  Martins , Tânia  Moreira, Janete  Soprano , Alcy Berger, Glandia Possebon , Renilda  Genro , Jane  Magali  Alves

      O   PLANETA    

 

 

O  Planeta  esta  sofrendo

em  tamanha  judiação

As  plantas  sendo  cortadas

E  o Lixo  solto  no chão

Vai  aos  poucos  destruindo

O que  DEUS  fez  na  criação

Nossa  àgua que  e´ preciosa 

Desperdiçada  em  vão.

 

             Nossos  direiros  e  deveres

             Devem  caminhar  juntos

             Cidadão  que  paga  impostos

              Que  deve  ser  restituído

             Em saúde  e  educação

             Que  já  esta   um   pouco  falido

             Vamos  olhar  pras  crianças

             Que  também   precisam   abrigo

 

Em tudo  que  você  compra 

O imposto  esta  embutido 

A  roupa  que  você veste

Em  tudo  que  é  construido

O  remédio que  se toma, 

deveria ser  distribuído.

Nosso  Pão  de  cada  dia, 

cada  vez  mais  resumido

Por  isso  exija  sua  nota

                               Em  tudo  que  vai  comprar

                                É o  meio em que o cidadão

                                Sabe  bem  o que vai  pagar

                                Procurando  as  diferenças

                                Do  Valor  que  vai ficar

                                Pra  não  dar   aos  comerciantes

                                O  direito  de sonegar

 

 

Eu  exijo  meu  direito  

Por que  cumpro  o  meu  dever

Cidadão  paga os  impostos

em tudo  que  vai  fazer

Hospitais  cheio  de gente

Com mensalidades  pagas

Quantas  pessoas  doentes

Só  dizem  que  não  tem  vagas

 

                    Valorizem  a  educação

                    que  dia  ser igual.

                    Paguem  certo  seus  impostos

                   Isto  é  Educação  Fiscal

                    Cuidando   o  meio  ambiente

                   e também os  animais,

                      Nosso  ar, águas  e  rios 

                      já  sofrem  e passam   mal.

Texto: Gustavo Severo, acad. Publicidade e Propaganda da Unifra.
Coordenação: Rosaura Vargas e Helaine Simon

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial