Educação Fiscal

02/07/2014 07/07/2014 09h59m

Oitava Edição do Festival Cid Legal contou com a participação de cerca de 90 estudantes da EJA


A arte como forma de expressão é o que foi visto na noite desta terça-feira (1º), data que marcou a primeira etapa do 8º Festival Cid Legal Canta e Dança, Categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), que aconteceu no Avenida Tênis Clube (ATC). O Festival é realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), vinculado às secretarias de Município da Educação e de Finanças.

O festival conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da Receita Federal do Brasil; 8ª Delegacia da Fazenda Estadual; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Escola de Administração Fazendária (ESAF); Associação dos Transportadores Urbanos (ATU); Sistema Integrado Municipal (SIM); Gráfica Pallotti; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Secretaria de Município de Esporte e Lazer (Smel).

O Cid Legal busca estimular, através da música e da dança, o conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos, conscientizando e educando para o exercício da cidadania. Participaram da Etapa EJA do Festival as escolas municipais Adelmo Simas Genro, Caic Luizinho De Grandi, Diácono João Luiz Pozzobom, João da Maia Braga, Pinheiro Machado, Rejane Garcia Gervini, além de uma representação da Secretaria de Município da Educação (Smed).

No total, foram cerca de 90 participantes, entre estudantes e professores, que apresentaram trabalhos nas modalidades de Dança, Teatro, Paródia e Poesia. Todos receberam prêmios destinados pela Receita Federal do Brasil. Além do público que foi pessoalmente ao Avenida Tênis Clube, prestigiar o evento, o festival também foi transmitido ao vivo pela internet, através do Canal 1 da Multiweb, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Evento foi transmitido ao vivo pela Multiweb e está disponível no link  (http://www.multiweb.ufsm.br/webtraining/video/572-%20See%20more%20at:%20http://www.multiweb.ufsm.br/webtraining/recentes.php?video=572).

Prestigiaram a abertura da primeira etapa do 8º Festival Cid LegaL Canta e Dança, a secretária de Cultura, Marília Chartune Teixeira; a representante do Gabinete do Vice-Prefeito, Carmem Barbosa; a representante da Secretaria de Educação, Andréia Marques; o delegado da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, Araquém Ferreira Brum; o representante da caixa Econômica Federal, Marlon Macalin e a agente fiscal da Delegacia da Fazenda Estadual, Ivanice Zanini Schultz.

Rosaura Vargas, coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, na abertura do Festival, ressaltou a importância dos professores no desenvolvimento de atividades de cidadania dentro da sala de aula, fazendo com que fosse possível a oitava edição do Festival Cid Legal Canta e Dança. 

Já a Comissão Avaliadora foi integrada pela diretora da Biblioteca Pública Henrique Bastide, Rosangela Réchia; pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, Calos Luciano Sant’Anna; pela agente fiscal da Delegacia da Fazenda Estadual, Ivanice Zanini Schultes; pela representante do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria (Mobrec), professora Neuza Pereira; pelo regente da Banda da Base Aérea de Santa Maria, Claudio Cenio e pelo Regente da Banda Municipal do Projeto Social Urlândia, João Carlos da Silva.

Opiniões confirmam qualidade e organização do evento

Na opinião da secretária de Cultura, Marília Chartune, criatividade é uma forma de educar e instruir os adultos, através das crianças e adolescentes, e formar futuros contribuintes com respeito à cidadania. “Esta é uma excelente forma de apresentar e alertar. Cada vez mais esse programa educativo tem o meu respeito e admiração. O 8º Festival Cid Legal está muito mais criativo e os alunos, professores e coordenadores do programa estão de parabéns”, declarou a secretária, que também é artista plástica. A opinião de Marília encontra eco nas palavras da integrante do Programa Estadual de Educação Fiscal, de Matro Grosso, Eliane Leão.

Para a agente fiscal da Delegacia da Fazenda Estadual, Ivanice Schultes, esta foi mais uma edição de sucesso do Festival Cid Legal, com professores comprometidos com o tema e alunos demonstrando que estão construindo o real conceito de cidadania. O auditor fiscal da Receita Federal, Carlos Luciano Sant’Anna, também concorda que esta edição do concurso demonstrou uma grande evolução no segmento dos estudantes da EJA. “A comunidade escolar tem recebido e absorvido muito bem as mensagens da educação fiscal, o que ficou demonstrado nessas apresentações. Crescemos em número de apresentações e qualidade”, avalia Sant’Anna .

“Evento bem organizado e com um cunho de união entre os participantes, ótima recepção pela comissão organizadora, local muito bom, melhor ainda a técnica (som), e o palco”. Em sua avaliação, a professora Sibele Onara Pedroso Viana, da EMEF Diácono João Luiz Pozzobon, acrescenta ainda que todos os objetivos propostos foram atingidos. Já a professora Tânia Pendeza, da EMEF Pinheiro Machado, avalia que o festival foi uma ótima oportunidade para os alunos da Educação de Jovens e Adultos ampliar seus conhecimentos e trocar experiências com alunos de outras escolas.

Paródia: É preciso sobreviver

Um dos destaques desta etapa do festival foi a apresentação de uma representação da Secretaria de Município de Educação (Smed). Os professores apresentaram uma paródia da música dos Roberto Carlos “É Preciso Saber Viver”, intitulada “É Preciso Sobreviver”, de autoria da professora Sílvia Camargo. Na opinião do regente da Banda da Base Aérea de Santa Maria, Capitão Claudio Ceni, a “apresentação teve desenvoltura e alto grau de profissionalismo”. Ceni avalia que a letra atende ao tema proposto, com metria adequada à música original. Confira abaixo:

  É preciso sobreviver                                                   

  Autoria: Professora Silvia Camargo

Quem espera que o mundo

Fique fácil de entender

Pode ficar nervoso

Ou procure se esconder
 

É preciso ter coragem

Pra mais tarde não correr

É preciso sobreviver

 

Tantas taxas no caminho

Você deve então pagar

Cuidar bem do ambiente

Da saúde e do pensar

Segurança e educação

Para todos não faltar

Bis- É preciso sobreviver

 É preciso sobreviver ( refrão)

 

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Colaboração: Acad. Pub. Pâmela Batú

Coordenação: Rosaura Vargas
Fotos: Divulgação/Educação Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial