Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Sorrindo para o Futuro: mais de...

Educação Fiscal

10/04/2014

Sorrindo para o Futuro: mais de 2,5 mil alunos do município participam de programa de saúde bucal


O Sorrindo para o Futuro é um programa de promoção de saúde, desenvolvido desde 2003 no Rio Grande do Sul, voltado a alunos da educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A realização é do Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com as prefeituras municipais e as escolas. Além de promover a saúde, o programa estimula a formação de hábitos saudáveis, estimulando a responsabilidade das crianças.

Em Santa Maria o programa é realizado em 15 escolas da rede municipal de ensino (confira abaixo), em conjunto com as secretarias de município da Educação e da Saúde. O Sesc participa com a distribuição de material didático, kits para escovação, contendo uma escova de dente, um tubo de creme dental e uma embalagem de fio dental, e a Secretaria de Saúde cede dentistas para realizarem palestras, escovações e aplicações de flúor gel.

No total, são beneficiados mais de 2,5 mil alunos da rede municipal, com três visitas de acompanhamento por ano. Uma das coordenadoras, Cláudia Souza Baggio, avalia como muito positiva a ação no município. “Mais de 90% das crianças são consideradas “OK”, ou seja, livres de placa bacteriana, que é uma das principais causas de cárie e gengivites”, comemora a dentista.

Este ano, até o início de abril, a equipe da Saúde já realizou a primeira visita nas EMEFs Erlinda Minoggio Vinadé, na Vila São João; Lourenço Dalla Corte, no Km3; Professora Maria de Lourdes Bandeira Medina, na Vila Vitória; Nossa Senhora da Conceição, na Vila Conceição e Padre Gabriel Bolzan, em Camobi. No site https://www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo/ é possível encontrar mais informações sobre o programa.

O gerente do Sesc Santa Maria, Pedro Saccol Filho ressalta que os resultados são “impressionantes”. “Temos relatos de que o programa mudou os hábitos das famílias. Os pais aprenderam com os filhos”, afirma Saccol. O gerente esclarece que as escolas também podem participar da gincana, que acontece durante o ano, sendo que as mais atuantes recebem, como reconhecimento, brinquedos infláveis ou prêmios do Sesc e do Conselho Regional de Odontologia. “No final, o município que obtiver melhor desempenho na saúde bucal ainda pode ser agraciado com um troféu”, estimula o gerente.

Escolas que recebem o Programa Sorrindo para o Futuro

Emef Antonio Gonçalves do Amaral
Emef Dom Antonio Reis
Emef Diacono João Luiz Pozzobon
Emef Erlinda Minoggio Vinadé
Emef Lidovino Fanton
Emef Lourenço Dalla Corte
Emef Martinho Lutero
Emef Professora Maria de Lourdes Bandeira Medina
Emef Nossa Senhora da Conceição
Emef Perpétuo Socorro
Emef Padre Gabriel Bolzan
Emef Pinheiro Machado
Emef Fontoura Ilha
Emef Irmão Quintino
Emef Altina Teixeira

Texto: jornalista Vera Jacques
Foto: Arquivo/Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial