Educação Fiscal

10/04/2014 12/04/2014 13h23m

Programa de Educação Fiscal leva o Varal da Cidadania à Escola Pão dos Pobres


Varal da Cidadania

Nos dias 07, 08 e 09 de abril a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio recebeu o “Varal da Cidadania”. O projeto, realizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (Pmef), mobilizou a instituição de ensino, com a participação de 600 alunos, além de professores e funcionários. A escola, que desenvolve ações de inclusão social, também realizou atividades como uso da máquina de escrever em braile, para produção de textos e jogos, a fim de oportunizar aos alunos com deficiência visual o conhecimento do tema de forma prática e dinâmica.

O Varal da Cidadania busca conscientizar o estudante e a comunidade escolar sobre a função socioeconômica dos tributos, além de despertar a consciência para que a aplicação dos recursos seja acompanhada pela população. O projeto aproxima as vivências com a realidade, proporcionando a construção da cidadania.

Durante o Varal, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar notas fiscais por produtos destinados ao programa pela Receita Federal. Os pequenos cidadãos apresentaram desenhos, histórias em quadrinhos, maquetes e redações sobre o tema Educação Fiscal. A professora de Geografia, Medianeira Garcia, comemorou a iniciativa do Pmef. “Houve uma participação significativa dos alunos e dos professores. Todos colaboraram com sugestões e atividades que foram desenvolvidas com as turmas. Os alunos apresentaram entusiasmo, dedicação e conhecimento sobre Educação Fiscal”.

De acordo o com a vice-diretora da instituição, Nadia de Cecco, incentivar os estudantes a trabalharem com Educação Fiscal é importante para a formação dos alunos. “Criar a consciência que somos cidadãos, com diretos e deveres desde cedo é fundamental.
Se queremos uma sociedade justa e igualitária temos que estar dentro da lei. A Educação Fiscal vem trazer a todos a oportunidade de participar da vida em sociedade”.

 


Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Divulgação Pemf
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial