Educação Fiscal

12/05/2023 12/05/2023 14h38m

EMEF Júlio do Canto lança "Educação Fiscal para Cidadania 2" na Feira do Livro de Santa Maria


Lançamento do Livro Profª Mayde Bastos

Livros apresentam histórias de crianças que sofreram com a pandemia e ensinam sobre Educação Fiscal 

Na tarde desta terça-feira (11), a 50ª edição da Feira do Livro foi presenteada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio do Canto, com o lançamento de uma obra para estudantes e professores dos anos imiciais . Durante o evento, o público presente na Praça Saldanha Marinho pode conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela escola. 

O livro “Educação fiscal para  a Cidadania 2"  está sendo uma grande emoção e aborda o sentimento da volta às aulas presenciais. Durante o período de pandemia, a professora Mayde Bastos, autora, contou com a ajuda de seus  alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola Júlio do Canto, aprendendo de forma ludica e divertida, como é possivel trabalhar o tema educação fiscal de forma tansversal e integradora conforme a Base Nacional Comum Curricular -BNCC 2017, buscando sempre recursos que coloquem o aluno como protagonista do proceso ensino aprendizagem. 

Segundo Mayde, o retorno a sala de aula no pós lockdown tem sido muito difícil para os alunos e o matrial produzido por mim teve uma grande contribuição dos alunos, deste modo, foi uma ótima forma de aproximar as crianças da constução do conhecimento, sem perder o foco, na busca constante do processo cognitivo. 

O Caderno de Atividades foi produzido em conjunto com uma turma do 4° ano, por meio de um projeto desenvolvidoa pela professora Mayde Bastos envolvendo a Educação Fiscal desde 2012, a professora  lançou a segunda edição de seu livro, Educação Fiscal para Cidade. Segundo ela, a obra apresenta um viés integrativo.

Os espaços em branço, para completar, possibilitam que as crianças aprendam sobre o uso responsável do patrimônio público, tenham conhecimentos dos seus direitos como cidadão e muito mais. O livro físico pode ser adquirido na banca da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm), por R$ 20 e a versão digital pelo Facebook da EMEF Júlio do Canto, por R$10.

Para a coordenadora adjunta do programa de Educação Fiscal de Santa Maria  Adriana Aires Pereira da Secretaria de Educação, o espaços da Feira do Livro possibilita a interação e a integração das nossas crianças com as obras, do incentivo a leitura e a conecção ao processo criativo que os livros nos possibilitam.

PROGRAMAÇÃO

A 50ª edição da Feira do Livro vai chegando ao fim. No sábado (13), às 17h, a Orquestra de Teutônia realiza a última atividade da Praça Saldanha Marinho. Mas, até lá ainda ocorrem outras atrações. 

Na sexta-feira (12), às 19h, o Theatro Treze de Maio recebe o “Sarau dxs Atrevidxs” e no sábado (13), pelo Livro Livre, a escritora Natália Borges Polesso. As Intervenções Poéticas, com a Cia. Armazém, ocorrem às 16h, na sexta-feira e no sábado, às 10h e às 16h. Demais atrações podem ser conferidas pelo link

A 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por intermédio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN);  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). A Feira  tem patrocínio da Corsan - Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed e seu financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial