Inicial > Educação Fiscal > Notícias > PMEF participa do evento ‘Educação Fiscal:...

Educação Fiscal

20/06/2022 22/06/2022 12h53m

PMEF participa do evento ‘Educação Fiscal: Integração RS - PA’ em Porto Alegre


A Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Educação e de Finanças e com execução do Programa Municipal de Educação Fiscal, informa sobre a participação do PMEF no evento ‘Educação Fiscal: Integração RS - PA’.

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, em Porto Alegre. O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul recebeu a equipe de Educação Fiscal do Estado do Pará (PA) com o intuito de realizar uma troca de conhecimentos sobre Educação Fiscal.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas palestras, oficinas com os representantes da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, do Pará, do Rio Grande do Norte, incluindo os fazendários e professores dos municípios do nosso Estado, todos reunidos para discutirmos o tema Educação Fiscal na BNCC e na prática educativa dos professores que atuam diretamente em sala de aula e nas secretarias de educação. O Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria foi representado pela Coordenadora Adjunta Profª Me. Adriana Aires Pereira.

“O encontro prestou informações aos cidadãos quanto à função socioeconômica dos tributos, a administração pública, a locação e controle de gastos públicos, o incentivo e o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos.” destacou Adriana.

O evento teve a participação dos Grupos Estaduais de Educação Fiscal do Pará, do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte, foram realizadas rodas de conversa e Oficinas para a troca de conhecimento e experiências entre os participantes foi de fundamental importância para cada participante do evento.

No dia 14, o foco foi promover um encontro com os Grupos Municipais de Educação Fiscal e os Tutores da Educação Fiscal, abordando assuntos como desafios e caminhos para a Educação Fiscal no Brasil, experiências das tutoras, site e Plano de Comunicação de Educação Fiscal no RS, programa de capacitação do PIT e de Educação Fiscal e temas invisibilizados na Educação Fiscal. Mais de 55 pessoas, incluindo representantes de 30 municípios gaúchos, participaram das atividades.

Já no dia 15, por sua vez, a programação foi voltada para professores, com uma oficina de projetos focados na Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na montagem de planos de aula e trabalhos práticos para alunos. As atividades contaram com a participação de 35 pessoas, incluindo representantes de 22 municípios gaúchos, resultando na elaboração de 25 projetos relacionados à Educação Fiscal. Ambas as atividades, do dia 14 e do dia 15, valeram pontuação no PIT para as localidades que registraram participação.

“Foi conversado como os professores e os servidores da Receita Estadual sobre a importância de realizar a abordagem do tema Educação Fiscal de forma transversal e integradora, destacando a importância da metodologia e da comunicação para que atinja um número cada vez maior de pessoas. Ensinamos nossos alunos em sala de aula e através das mídias informamos a população sobre as atividades que realizamos.” continuou a Coordenadora Adjunta do PMEF.


 

Para se cadastrar no Nota Fiscal Gaúcha, acesse: Cadastro Nota Fiscal Gaúcha

Para se cadastrar no Peça Nota Santa Maria, acesse: Cadastro Peça Nota Santa Maria.

 

Texto: Gabriella Verfle Ludovico - Estagiária de Jornalismo/UFSM

Imagem: Nathália Velasques - Estagiária de Publicidade e Propaganda/UFSM

Coordenação: Profª Me. Adriana Aires Pereira - Coordenadora Adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria/RS

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial