Educação Fiscal

06/12/2021 07/12/2021 08h50m

Entrega de brinquedos "Natal da Cidadania" na EMEI Sinos de Belém e EMEF Hylda Vasconcellos


Entrega realizada na na EMEI Sinos de Belém e na EMEF Hylda Vasconcellos 

Nesta Segunda-feira, 06/12, a  Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, com execução do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) contando com o apoio da Receita Federal do Brasil, da Defesa Civil e do Gabinete do Prefeito de Santa Maria, o Programa Municipal de  Educação Fiscal realizou mais entregas do projeto “Natal da Cidadania" que aconteceu na EMEI Sinos de Belém no turno da manhã e na EMEF Hylda Vasconcellos   no turno da tarde. 

O objetivo da campanha é incentivar as escolas, professores e estudantes para a importância da emissão da nota fiscal com CPF, frente a função socioeconômica dos tributos, compreendam a finalidade da educação fiscal no contexto social para formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres e também motivar toda comunidade escolar a buscar informações sobre os temas relacionados à arrecadação e aplicação dos recursos públicos. 

Participam do Natal da Cidadania estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria, desde que tenham em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) o tema “Educação Fiscal”. As crianças que participaram ganharam brinquedos, destinados pela Receita Federal. 

A Diretora da  EMEI Sinos de Belém, Barbára de Almeida Bassotto, relatou que para seus alunos é muito importante a atividade, pois muitos pais devido a dificuldades que estão enfrentando com a pandemia, não conseguem comprar presente para as crianças. 

A Diretora da EMEF Hylda Vasconcellos, Caroline Amaral dos Santos, destacou durante a entrega dos brinquedos da Ação “Natal da Cidadania”, a importância do trabalho do PMEF com a comunidade escolar, pois o trabalho em conjunto além de educar, mobiliza os estudantes, famílias e professores sobre o tema de Educação Fiscal. Em sua fala, relatou também, sobre a parceria de longa data com o Programa e citou a participação da escola na Olimpíada “Educação Fiscal e Mangahigh” que premiou dois alunos da Escola.

Além da Ação Natal da Cidadania tivemos a participação do 4° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria, realizando uma atividade educativa com os estudantes sobre busca e salvamento. Junto a eles foi levado o labrador “Guapo” que foi a diversão dos alunos durante à tarde na EMEF Hylda Vasconcellos.

O Sargento, Alexandro Teixeira Brum, que trabalha na atividade de cães busca e salvamento explicou como funciona o trabalho realizado pelo batalhão: “O bombeiro militar, além das atividades próprias dos bombeiros, como busca e de combate a incêndio, também desenvolve atividades de prevenção social, o bombeiro militar em Santa Maria toca o Projeto “Sino Terapia” que é realizado no HUSM  e também outros projetos sociais, como o “Bombeiro Mirim” e “Bombeiro na Escola”.

 

*A entrega dos brinquedos ocorreu nas dependências da EMEI Sinos de Belém e EMEF Hylda Vasconcellos. 

 

 

Para saber mais sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal, acesse nossas mídias sociais:

Facebook:educacaofiscalsantamaria

Instagram: @educacaofiscal_sm

 

Texto: Yasmin Matos -  Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM 

Imagem: Nathália Velasques -  Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM

Coordenação: Adriana Aires - Coordenadora Adjunta

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial