Educação Fiscal

26/11/2021 30/11/2021 09h31m

Encontro de Projetos - Compartilhando boas práticas e experiências


EMEF Pedro Kunz conquista 2° lugar no Encontro de Projetos Compartilhando boas práticas e experiências

Na última sexta-feira, (26), foi realizado o Encontro de Projetos - Compartilhando boas práticas e experiências, desenvolvido pela Fundação Antonio Meneghetti. O encontro teve como objetivo compartilhar projetos e experiências que estão sendo desenvolvidos pelas escolas municipais que se inscreveram no projeto.

Como destaque, a EMEF Pedro Kunz, do município de Santa Maria, se classificou em 2° lugar no concurso realizado durante o encontro. Foram 68 projetos contemplados com recursos e 3 projetos que se destacaram, recebendo as colocações de 1°, 2° e 3° lugar.

O projeto em destaque da EMEF Pedro Kunz foi “O REINO ENCANTADO DOS ALIMENTOS E A EDUCAÇÃO FISCAL” que tem como objetivo: Incentivar o consumo de alimentos naturais e a construção de hábitos alimentares saudáveis através dos desafios culinários; Estimular o hábito da leitura através da contação de histórias, da apreciação de livros de literatura infantil, e do registro sobre as histórias ouvidas e ou lidas; Compreender a importância de exercermos a cidadania de forma participativa, responsável e solidária, consciente e crítica no que se refere à arrecadação de tributos através das atividades voltadas à Educação Fiscal. 

O Supervisor Pedagógico da EMEF Pedro Kunz, Fernando Portalette Ferrão dos Santos destacou: O edital propiciou à escola os recursos financeiros necessários para qualificarmos as nossas ações pedagógicas. Mesmo com a pandemia, através do ensino remoto, semanalmente desenvolvemos ações do projeto, atreladas a entrega do material impresso que as famílias pegavam toda a escola. Com o nosso projeto, realizamos ações ambientais de fomento a criação de hortas caseiras, de alimentação saudável, de jardinagem e revitalização dos espaços externos da escola. Todo o mês as crianças realizaram uma ação de horta, o qual ganharam mudinhas para cultivar em casa, e também ações em prol da alimentação saudável o qual todas as crianças ganharam o KIT com alimentos para fazer as receitas do desafio culinário.

Sandra Tagliapietra Carguinin, Diretora da EMEF Pedro Kunz ressaltou: “Com o projeto as nossas crianças adquiriram habito alimentar saudável e nessa direção se tornam crianças mais alegres, bem alimentadas. Assim, utilizam menos os postos de saúde, porque não ficam doentes, aproveitam melhor o tempo das aulas e dos estudos. As atividades utilizadas de Educação Fiscal e Empreendedorismo fazem com que as crianças se tornem cidadãos responsáveis pelo espaço público.” 

A Coordenadora Adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal, Adriana Aires, relatou em seu depoimento: As atividades realizadas com o tema “Educação Fiscal” acontecem de forma transversal e integradora, possibilita aos alunos a serem cidadãos conscientes da importância de pedir a nota fiscal com CPF, pois, desta forma, os recursos chegam até a educação, saúde e a segurança, por exemplo. Além de combater a sonegação, gerar emprego e renda.

Saiba mais em: Nota Fiscal Gaúcha e Peça Nota Santa Maria

 

Texto: Yasmin da Cruz de Matos – Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM

Imagem: Nathália Velasques - Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM

Coordenação: Adriana Aires – Coordenadora Adjunta

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial