Educação Fiscal

24/11/2021 11/02/2022 10h30m

Entidades beneficiadas com recursos do Imposto Solidário apresentam o trabalho realizado


Na tarde desta última quarta-feira (24), no Plenário do Poder Legislativo de Santa Maria, aconteceu uma reunião pública promovida pelo Programa Municipal de Educação Fiscal para debater o Imposto Solidário. A temática da atividade foi: Onde estão os 26 milhões de reais dos Fundos Municipais? Participaram da atividade representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal do Idoso e de algumas entidades municipais beneficiadas com os recursos oriundos do imposto solidário.

A coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, realizou uma apresentação de como funciona e para quais instituições podem ser destinados os recursos. Rosaura declarou que as pessoas físicas podem doar até 6% sobre o valor devido e as pessoas jurídicas podem doar até 1% do lucro real. A coordenadora do programa informou que, esse ano, tem três instituições de idosos e 12 de crianças e adolescentes aptas a receber os recursos.

Conforme Rosaura, neste ano de 2021, R$ 1.015.486,51 foi doado para entidades de amparo aos idosos. Já para entidades de amparo à crianças e adolescentes foi destinado R$ 983.479,10. Logo após, integrantes das instituições Projeto Mãos Dadas e da Instituição Santa Maria Judô; Centro de Apoio à Criança com Câncer; Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio; Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais; Lar Vila Itagiba; Abrigo Espírita Oscar José Pithan; Lar das Vovozinhas e Sociedade Espírita Estudo e Caridade Lar de Joaquina apresentaram, de forma breve, suas estruturas e do trabalho desenvolvido com os públicos que atendem.

O representante do Espaço Contábil, Adilson Catto, afirmou que a apresentação feita pelas entidades beneficiadas apresentando o trabalho realizado “transmite muito mais confiança para os doadores do imposto de renda”. Catto ressalta que a destinação antecipada de recursos para entidades capacitadas, por meio do Imposto Solidário para o ano de 2022, pode ser feita até 30 de dezembro.

O vereador Manoel Badke/Professor Maneco declarou que destina parte do seu imposto para entidades do município desde 2013 e que é muito importante divulgar e informar à sociedade sobre o programa para que mais recursos possam ser destinados às entidades municipais. O parlamentar destacou também a possibilidade de que o Poder Legislativo, através de emendas impositivas, possa contribuir com projetos sociais.

Já o vereador Tubias Callil corroborou as palavras de seu antecessor e destacou a importância da população conhecer mais sobre o Imposto Solidário.  “As pessoas têm que saber disso daqui”. Ao final, se comprometeu em fazer o seu papel.

A reunião foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pelo YouTube: TV Câmara Santa Maria. Reveja a atividade aqui.


 

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Yorhan Rodrigues

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial