Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Mais uma ação do Projeto "A...

Educação Fiscal

03/09/2021 03/09/2021 12h37m

Mais uma ação do Projeto "A sala de Aula na Palma da Mão"


divulgação

O Projeto A Sala de Aula na Palma da Mão segue promovendo a educação fiscal, a cidadania e a solidariedade.

 

Na primeira semana de setembro foram entregues celulares para mais quatro Escolas Municipais de Santa Maria, dando continuidade ao projeto A Sala de Aula na Palma da Mão, que é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, com execução do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM/SM), contando com o apoio da Receita Federal do Brasil. 

O Projeto Sala de Aula na Palma da Mão  tem por objetivo implementar o acesso à informação, construção do conhecimento e valorização das atividades que contemplem atitudes cidadãs e disseminação de ações de educação fiscal por estudantes e professores.

A seleção dos estudantes contemplados acontece por meio de indicação da equipe de professores da escola, e os alunos receberam formação por meio de uma oficina para que realizem o cadastramento nos Programas de Incentivo à Emissão de Notas Fiscais: Peça Nota Santa Maria e Nota Fiscal Gaúcha, tornando-se disseminadores de Educação Fiscal na comunidade em que estão inseridos, justificando a aquisição do equipamento para estudo e pesquisa.

Nesta semana, as escolas municipais que realizaram a entrega de celulares para estudantes e familiares foram:

- EMEF Fontoura Ilha 

- EMEF Dom Antônio Reis 

- EMEF Erlinda Minoggio Vinadé

 

Na EMEF Fontoura Ilha, nesta primeira semana de setembro, a  Diretora Michele Martelet ressaltou: Nós Inscrevemos os alunos no Projeto que tinham mais necessidade para conseguir comunicação, chegamos a esses alunos através de uma entrevista com todas as famílias da comunidade, a nossa demanda de alunos, que não têm acesso a internet e que não tinham aparelho celular para acompanhar as atividades é muito grande. Esse projeto tem uma importância muito grande para a Escola, pois incentiva o aluno a estudar, dá condições de acessar a internet e  dar as devolutivas aos seus estudos, conseguindo fazer pesquisa e tudo que acaba somando com esse material. Se eles não tivessem recebido esses aparelhos acabariam ficando "excluídos" do processo. Então com o acesso garantido pelo recebimento do  celular,  facilita muito a vida deles nesse sentido. 

A mãe de uma das alunas do EMEF Fontoura Ilha, que recebeu o aparelho, Guiomar Mendes, destacou a importância do projeto e  do aparelho para realizar as atividades, somando na vida de sua filha, Maria Inês Mendes da Silva. 

 

A entrega ocorreu nas dependências de cada escola, com a presença da direção, dos professores e dos responsáveis pelos estudantes. 

A entrega dos aparelhos aconteceu de acordo com os protocolos de distanciamento exigidos pela Secretaria da Saúde para conter o avanço do Coronavírus. 

 



 

Texto:  Nathália Velasques -  Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM

Imagem: Nathália Velasques - Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM

Coordenação: Adriana Aires - Coordenadora Adjunta

Revisão de texto: Roselaine de Oliveira - Professora 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial