Educação Fiscal

08/06/2021 10/06/2021 08h01m

Na manhã desta terça-feira teve início do 7º Seminário Regional e 1º Seminário Nacional de Educação


O seminário foi dividido na parte da manhã, tarde e noite.

Foi realizado nesta terça-feira o 7º Seminário Regional de Educação Fiscal e 1º Seminário Nacional de Educação Fiscal - Empreendendo no contexto Educacional e Social, promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria em parceria com o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).
O evento aconteceu de forma remota nas plataformas digitais do PMEF, com a apresentação da Coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal Rosaura Vargas e da professora e coordenadora adjunta Adriana Aires.

Na primeira parte do seminário, o momento cultural foi representado pela  professora Juliane Riboli que nos presenteou com uma linda canção. Na sequencia a palavra ficou por conta dos convidados: Araquém Ferreira Brum, Delegado da Receita Federal em Santa Maria; José Humberto Corrêa de Miranda, Auditor fiscal da Secretaria de Economia de Goiás. E da secretária de Educação Lucia Madruga que parabenizou a dedicação de todos e o empenho pela educação de Santa Maria.

O delegado destacou a importância da cidadania: “ Tem-se a ideia na sociedade de que  pagando impostos, tem pouco retorno. Então destaco quais obrigações o estado brasileiro tem que oferecer a população no Art 6 da constituição que diz assim: São diretos a educação, a saúde, alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social,a proteção a maternidade e infância,assistência aos desamparados. Portanto ela é muito abrangente e quando falamos em redução de carga tributaria  deve-se pensar em reduzir gastos de algum desses órgãos citados. ”

O prefeito municipal de Santa Maria, Jorge Pozzobom participou rapidamente, mas também deixou um recado: “ Tem uma expressão que diz que gratidão é a memória do coração e a educação de Santa Maria nunca vai esquecer o nome do Araquém e da Rosaura ” - pela dedicação ao Programa e as escolas da cidade-.

José Humberto Corrêa de Miranda, Auditor fiscal da Secretaria de Economia de Goiás destacou a importância que Santa Maria tem na Educação Fiscal e no exemplo que é para todo o Brasil: “ A gente admira muito o trabalho de todos vocês e a pandemia é o um dos maiores exemplos atual da importância da educação fiscal através do serviço único de saúde (SUS). Então saudamos a vida,a saúde, a educação, a esperança da vacina, e a educação fiscal. ”

Ainda durante o turno da manhã, o seminário contou com a participação da professora Liliana Pincolini que é diretora  na E.M.E.F. Euclides da Cunha e Vice-Direção no Noturno na E.E.E. Médio Dom Antônio Reis, nos mostrando como desenvolveu trabalhos de educação fiscal com seus alunos.  

Na sequencia a palestra Estado, cidadania, tributo e eu com isso?  foi ministrada pelo representante da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 10ª Região Fiscal, Gilson Cesar Borges de Almeida. O contador Pablo Filipe Pan, foi o mediador para perguntas e respostas dos participantes.

Para finalizar a primeira parte do seminário a professora Maritê Moro Neocatto, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria (NTEM) explicou que sua equipe é formada de professores formadores qualificados em Informática Educativa, à qual se trabalha na formação continuada de professores das escolas da rede municipal e no assessoramento pedagógico quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). E que a relação com a educação fiscal está em três pontos principais: Uso das tecnologias, campanha de arrecadação de equipamentos e apoio técnico.

A partir das 14h ocorre a segunda parte do 7º Seminário Regional e 1º Seminário Nacional de Educação Fiscal 

 

Texto: Luana Quinto Giacomelli, estagiária de Jornalismo UFN

Imagens: Divulgação.

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal e Coordenação Adjunta: Adriana Aires Pereira, Profª Mestre

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial