Educação Fiscal

02/06/2021 02/06/2021 09h32m

Contadores, conheçam as irregularidades na GIA e sabia como evitar!


Em um bate-papo muito especial hoje as 14h no Google Meet

Empresas de Santa Maria podem ter cometido erros na GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) e com isso estão prejudicando o retorno de ICMS para a nossa cidade. Portanto a revisão com seus contadores é de suma importância.

Para ajudar as empresas e seus contadores que informaram de forma equivocada seus GIAS, nesta quarta-feira (02) a Educação Fiscal promove “2° bate-papo com contadores - Principais erros no preenchimento da GMA/GIA que diminuem o repasse do ICMS para Santa Maria”.

 Com a apresentação da Coordenadora do Programa de Educação Fiscal de Santa Maria Rosaura Vargas,  vai contar com a participação do prefeito Jorge Pozzobom, do vice-prefeito Rodrigo Décimo, auditor-fiscal da Receita Estadual João Carlos Loebens, Delegada da Receita Estadual RS em Santa Maria Ivanise Zanini, auditor fiscal da Receita Estadual Fabiano Mulinari, auditor fiscal da Receita Estadual Nereu dos Santos, Secretária de Finanças do município Michele Antonello e Secretário extraordinário de Licenciamento e desburocratização Ewerton Sadi Falk.

Você conhece as Irregularidades Fiscais?

Mas afinal, o que são irregularidades fiscais? No código tributário nacional são práticas tributárias ilícitas. Ou seja, quando alguma obrigação principal ou acessória é descumprida. Existem vários tipos de violações fiscais, porém algumas falhas estão mais propensas a autos de infração que outras. Existem várias, e uma delas é:

Irregularidades na GIA

A GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é a declaração eletrônica onde os contribuintes cadastrados no ICMS devem informar mensalmente a movimentação da empresa e o imposto a ser recolhido. A GIA possui um campo (17) para receber o saldo credor da substituição tributária apurado na competência anterior. É necessário importar tais dados de um arquivo EFD (Escrituração Fiscal Digital), validado pelo Programa de Validação e Assinatura Nacional da EFD (PVA), assinado e pronto para transmissão. Assim, se houver divergências entre as informações colocadas na GIA e as repassadas para a EFD ou se não for feita essa importação, a empresa estará passível de autuação por parte do Fisco.

Participe, aprenda e ajude sua empresa e nossa cidade!!

 

Texto: Luana Quinto Giacomelli, estagiária de Jornalismo UFN

Imagens: Yasmin da Cruz -estagiária de Públicidade e Propaganda UFSM 

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial