Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Ajude, realize sonhos e destine seu...

Educação Fiscal

26/05/2021 26/05/2021 08h29m

Ajude, realize sonhos e destine seu imposto de renda para o Recanto do Sol-CEFASOL


Encontre dentro de você a motivação que ajuda o próximo a prosseguir. Auxiliar e amparar famílias que estão passando por necessidades são um ato de extrema nobreza, pensando assim que as atividades do Centro de Referencia Familiar Recanto do Sol-CEFASOL iniciaram em 2008.

Desde sua fundação atua diariamente atendendo crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos no turno inverso ao da escola, realizando oficinas com atividades diversas, com intuito de prevenir e promover cada vez mais a qualidade de vida e de saúde mental das crianças e suas famílias, afastando-as dos riscos existentes nas ruas, como por exemplo, o trabalho infantil e uso de substâncias psicoativas. 

Na busca de seus objetivos o CEFASOL vem oferecendo ao longo desses anos diversas oficinas, tais como: dança, canto, instrumentos (violão, viola, violino, flauta, teclado, percussão) e teatro, além do acompanhamento pedagógico. Também diariamente são servidas duas refeições em cada turno sendo lanche e almoço. Tudo isso com propósito de que tenham momentos lúdicos produtivos e saudáveis.    

Atualmente atende 110 crianças e adolescentes, com o trabalho de 6 funcionários, 5 prestadores de serviço e 6 voluntários .  A entidade se mantém com os recursos oriundos da mantenedora, doações da comunidade, Lei de Incentivo a Cultura- LIC e Destinação do Imposto de Renda (IR)

Para Flávia Netto que é assistente social e gestora social, a destinação do IR é fundamental para a continuidade do projeto: “ Com os valores recebidos da destinação pagamos alguns colaboradores, investimos em algumas melhorias e nos auxilia também nas despesas de manutenção. Na alimentação, material de limpeza, material pedagógico e pagamento de alguns profissionais. ”

Nesses 12 anos da instituição, Flavia também revela muitas histórias de vida mudaram para melhor. E que o projeto tem como objetivo fortalecer potencialidades, melhorar a qualidade de vida e facilitar a convivência familiar e social das famílias que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social. O trabalho realizado no projeto consegue fazer com que a comunidade atendida tenha uma visão de mundo diferente, de que é possível ter perspectivas e sonhar com uma vida melhor. Assim como vários dos ex alunos ingressaram em cursos Técnicos e ensino superior , algo que muitos tinham a ideia que nunca seria possível.

Por esse caminho, uma das alunas da entidade iniciou sua participação no projeto aos 06 anos de idade e durante seu percursos conheceu o Colégio Militar, onde sonhou com a possibilidade de ingressar. Com sua dedicação e apoio da instituição ela conseguiu realizar o sonho e ingressou no Colégio Militar aos 13 anos.

Como diz nas palavras da mãe em seu depoimento “Minha filha teve a maior sorte da vida, eu fui muito abençoada por ter minha filha aqui nesse lugar,  se mais famílias soubessem a graça que é ter seus filhos protegidos e estimulados ao desenvolvimento  no Cefasol, teriam filas enormes na frente dessa instituição.”

Uma de tantas outras famílias que tem suas vidas transformadas pelo Centro de Referencia Familiar Recanto do Sol-CEFASOL, e você esta esperando o que para destinar parte do seu imposto de renda a esta maravilhosa entidade de Santa Maria?

Como você pode fazer a destinação:

1º Passo: Ao declarar seu Imposto de Renda pelo sistema da Receita Federal, no modelo de Deduções Legais, selecione a aba Doações direto na declaração;

2º Passo: Clique em novo e consulte o valor disponível para doação;

3º Passo: Escolha para qual Conselho você quer destinar: Conselho do idoso e Conselho da Criança e adolescente; Lembre-se agora você pode destinar até 3% para cada um dos conselhos.

4º Passo: Escolha o Estado do RS, o Fundo Municipal, a cidade de Santa Maria-RS e indique o valor da destinação;

5º Passo: Finalize e pague o DARF até 31 de maio de 2021;

6º Passo: Depois de pagar o DARF, escolha qual entidade beneficiar, enviando uma cópia do comprovante de pagamento pelo sistema da prefeitura no site www.santamaria.rs.gov.br/impostosolidario na aba destinar na declaração, registre a destinação.

 

OBSERVAÇÃOO valor é automaticamente descontado do imposto a pagar. Se tiver imposto a restituir, o valor destinado é somado à restituição.

 

Texto: Luana Quinto Giacomelli - estagiária de Jornalismo;

Fotos: Yasmin da Cruz - estagiária de Publicidade e Propaganda; e divulgação

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial