Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Mude uma vida, alegre um destino...

Educação Fiscal

21/05/2021 21/05/2021 10h03m

Mude uma vida, alegre um destino e faça uma criança do CACC sorrir.


Basta fazer a sua parte e destinar parte do seu Imposto de Renda                                                                                 

As crianças são alguns dos maiores mestres que podemos ter na vida, porque apesar da pouca idade, elas mostram ter um grande conhecimento sobre diferentes tipos de assuntos, mesmo quando se trata de uma doença como o câncer. Quando nós é que devemos fortalece-los, muitas vezes acontece ao contrário. Um amparo para esses pacientes e suas famílias encontramos no Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), que se apresenta como uma casa de passagem para crianças e adolescentes de 0 a 21 anos.

O CACC foi fundado em 19 de março de 1996 e desde então se mantém funcionando sem fechar aos fins de semana e sem férias. Os pacientes são atendidos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para o tratamento do câncer infanto-juvenil.

 A entidade se mantém com doações da comunidade, tele marketing, brechó e projetos sociais. Outra forma de ajudar a instituição é na destinação do Imposto de Renda que como sita Marta Helena Lopes , assistente social do CACC é de suma importância: “ Com esse recurso podemos adquirir bens para a instituição, que de outra forma seria impossível. O pouco de cada um, somado se transforma em muito para realizar projetos e sonhos.

Com o valor da destinação do ano passado foi possivel  fazer a  instalação da Energia Solar Fotovoltaica  na tentativa de substituir a energia convencional que é dispendiosa para uma instituição que se mantém com a ajuda da comunidade. Esse ano o projeto é a continuação do anterior com o objetivo de ampliação do sistema fotovoltaico para assim conseguir  um  aumento de energia solar que irá proporcionar a colocação de aparelhos climatizadores  nos quartos dos hospedes o que até agora foi impossível pelo custo da energia elétrica. O que vai trazer conforto e acelerar recuperações. 

Ao longo desses 25 anos de história, foram inúmeras crianças, adolescentes e suas famílias amparadas pela casa, com diferentes crônicas e muitos finais felizes. Entre elas, a história de uma menina chamada Franciele, que chegou ao CACC com diagnóstico de LLA (Leucemia Linfocítica Aguda),sempre acompanhada de sua mãe. Ela foi uma criança que desde os seus 4 anos teve que amadurecer vivenciando as angustias das internações, dores e afastamento de sua casa , familiares e amigos. Infelizmente hoje é sua mãe que enfrenta um câncer de intestino e a Fran com 15 anos é quem cuida dela numa retribuição de todo o amor e cuidado que sempre recebeu da mãe. A Franciele está curada e apenas faz retornos de rotina no HUSM.

O CACC sempre busca dar o apoio necessário suprindo as necessidades materiais mas principalmente amparando,  se fazendo presente para escuta e acolhendo nas horas difíceis das famílias.

Sabemos que a vida nos surpreende a cada dia, noticias boas e ruins se manifestam sempre e ninguém esta preparado para enfrentar uma enfermidade, mas sejamos fortes como estas crianças e adolescentes são. Também sejamos solidários com causas como está, destinando o seu Imposto de Renda você não gasta nada a mais por isso e faz uma criança sorrir. 

Como você pode fazer a destinação:

1º Passo: Ao declarar seu Imposto de Renda pelo sistema da Receita Federal, no modelo de Deduções Legais, selecione a aba Doações direto na declaração;

2º Passo: Clique em novo e consulte o valor disponível para doação;

3º Passo: Escolha para qual Conselho você quer destinar: Conselho do idoso e Conselho da Criança e adolescente; Lembre-se agora você pode destinar até 3% para cada um dos conselhos.

4º Passo: Escolha o Estado do RS, o Fundo Municipal, a cidade de Santa Maria-RS e indique o valor da destinação;

5º Passo: Finalize e pague o DARF até 31 de maio de 2021;

6º Passo: Depois de pagar o DARF, escolha qual entidade beneficiar, enviando uma cópia do comprovante de pagamento pelo sistema da prefeitura no site www.santamaria.rs.gov.br/impostosolidario na aba destinar na declaração, registre a destinação.

 

OBSERVAÇÃOO valor é automaticamente descontado do imposto a pagar. Se tiver imposto a restituir, o valor destinado é somado à restituição.

 

Texto: Luana Quinto Giacomelli - estagiária de Jornalismo;

Fotos: Yasmin da Cruz - estagiária de Publicidade e Propaganda;

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial