Educação Fiscal

14/05/2021 14/05/2021 11h26m

A realização dos sonhos de crianças e adolescentes da Turma do Ique passa por você


No momento que alguém com uma enfermidade tão desgastante sorri por uma ajuda sua, você ganha muito mais que ela.

Quando uma família descobre uma doença grave como o câncer, a única coisa  que podemos fazer é dar nosso apoio e oferecer alguma ajuda que esteja ao nosso alcance. Entre outros auxílios, é exatamente isso que a Turma do Ique// CTcriaC - centro de tratamento da criança e adolescente com câncer de Santa Maria, oferece, além é claro de vários tratamentos para  crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.

Os pacientes são atendidos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para o tratamento do câncer infanto-juvenil. São atendidas cerca de 380 pacientes por mês, com os recursos provenientes do próprio hospital, entre outros parceiros, doações e afins. 

Se você quer ajudar a entidade sem gastar nada a mais por isso, uma das alternativas é através da destinação do Imposto de Renda (IR). A entidade é uma das 16 aptas para receber até R$ 24 milhões, número este informado pela Receita Federal de Santa Maria, referente ao potencial de arrecadação da cidade.

A Dra Virginia Coser, que trabalha na instituição desde sua fundação nos anos 90, destaca a importância da destinação do IR: “ É uma grande oportunidade de sabermos que estamos ajudando a cidade e as instituições. No caso da Turma do Ique o dinheiro será revertido na compra de equipamentos, manutenção, e reformas na casa.

A doutora também salienta a grande importância que tem a Turma do Ique/ CTcriaC na recuperação dos pacientes: “ Ao tratar as crianças com câncer, a nossa maior vitória é a cura. Aqui oferecemos um lugar que é um verdadeiro lar, aonde os pacientes e seus familiares encontram um conforto diante de tratamentos tão difíceis para a doença.

Usamos então a frase de José Guimarães e Silva : O câncer é uma  doença que destrói  o corpo de uma pessoa mas não consegue destruir o sonho de quem luta pela vida, para expressar que a realização dos sonhos destas crianças e adolescentes passam por você que declara o Imposto de Renda e faz a destinação. Não custa nada a mais e vale muito.

 

Como você pode fazer a destinação:

1º Passo: Ao declarar seu Imposto de Renda pelo sistema da Receita Federal, no modelo de Deduções Legais, selecione a aba Doações direto na declaração;

2º Passo: Clique em novo e consulte o valor disponível para doação;

3º Passo: Escolha para qual Conselho você quer destinar: Conselho do idoso e Conselho da Criança e adolescente; Lembre-se agora você pode destinar até 3% para cada um dos conselhos.

4º Passo: Escolha o Estado do RS, o Fundo Municipal, a cidade de Santa Maria-RS e indique o valor da destinação;

5º Passo: Finalize e pague o DARF até 31 de maio de 2021;

6º Passo: Depois de pagar o DARF, escolha qual entidade beneficiar, enviando uma cópia do comprovante de pagamento pelo sistema da prefeitura no site www.santamaria.rs.gov.br/impostosolidario na aba destinar na declaração, registre a destinação.

 

OBSERVAÇÃOO valor é automaticamente descontado do imposto a pagar. Se tiver imposto a restituir, o valor destinado é somado à restituição.

 

Texto: Luana Quinto Giacomelli- estagiária de Jornalismo

Fotos: Yasmin da Cruz -estagiária de Publicidade e Propaganda; 

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial