Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Cavalos também são anjos sem asas,...

Educação Fiscal

07/05/2021 07/05/2021 17h07m

Cavalos também são anjos sem asas, saiba como destinar parte de seu IR ao Hippos Equoterapia.


A instituição é a unica das 16 que podem receber parte do imposto de renda, que trabalha com animais. 

Você não precisa amar um animal, mas o mínimo que deve ser feito por ele é respeita-lo. Pensando nisso que em 1998 teve inicio as atividades em equoterapia na estância do Minuano em Santa Maria. Já em 2006 as profissionais atuantes fundaram a atual Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio, após em 2011 foi lançado o nome fantasia da instituição: Hippos Equoterapia.

A instituição se mantém com recursos pagos por atendidos particulares, bem como projetos sociais através de convênios com município e conselhos de direitos. Os projetos sociais auxiliam na manutenção da entidade e cavalos. Atualmente a instituição possui em torno de 30 pessoas assistidas semanalmente e atua com 5 profissionais autônomos e 6 voluntários

Com a destinação do imposto de renda além de utilizar o dinheiro para para aluguéis e manutenção dos cavalos terapeutas, será possível desenvolver projetos sociais, assim incluir nos atendimentos crianças e adolescentes em situação se vulnerabilidade social e pessoal.As vagas são para restabelecer a dignidade do ser humano, retomar seus direitos de cidadãos, assim como estimular vínculos comunitários e escolares. Um dos pontos principios dos projetos sociais é de prestar o apoio psicológico e assistencial a essa população que se encontra em risco.

Quanto aos cavalos, Fabrine Niederauer Flôres, psicóloga e sócia-fundadora da Associação nos contou um dos casos de animais abandonadas : “A instituição resgatou um cavalo da rua e foi fiel depositária, recuperamos ele que estava em grave desnutrição e desidratação. O animal foi usado em terapia por um longo período, hoje em dia encontra-se aposentado.”

No que diz respeito aos benefícios com a equoterapia, Fabrine complementa: "Já tivemos casos de crianças com diversas sindromes que melhoraram suas condições físicas, bem como aspectos sociais, comportamentais e emocionais. Outras crianças em situação de acolhimento atendidas obtiveram melhoras nos seus sintomas emocionais. Aspectos pessoais com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas conquistaram maior fortalecimento. Como resultados pra essa população, podemos citar resgate de vínculos, minimização dos sintomas emocionais, melhora da aprendizagem, aumento de autoestima, melhora da auto imagem, resgate de cidadania e união familiar.”

Madre Teresa de Calcutá, nos deixa a mensagem de o por que amar os animais:  “Porque eles dão tudo sem pedir nada. Porque frente ao poder do homem que conta com armas, eles são indefensos. Porque são eternas crianças, não sabem nem de ódios nem de guerras. Amando-os ou apenas os respeitando-os está em suas mão fazer a diferença na vida deles e nas de quem deles precisam para viver. Saiba como destinar parte do seu imposto de renda a essa instituição.

Como você pode fazer a destinação:

1º Passo: Ao declarar seu Imposto de Renda pelo sistema da Receita Federal, no modelo de Deduções Legais, selecione a aba Doações direto na declaração;

2º Passo: Clique em novo e consulte o valor disponível para doação;

3º Passo: Escolha para qual Conselho você quer destinar: Conselho do idoso e Conselho da Criança e adolescente; Lembre-se agora você pode destinar até 3% para cada um dos conselhos.

4º Passo: Escolha o Estado do RS, o Fundo Municipal, a cidade de Santa Maria-RS e indique o valor da destinação;

5º Passo: Finalize e pague o DARF até 31 de maio de 2021;

6º Passo: Depois de pagar o DARF, escolha qual entidade beneficiar, enviando uma cópia do comprovante de pagamento pelo sistema da prefeitura no site www.santamaria.rs.gov.br/impostosolidario na aba destinar na declaração, registre a destinação.

 

OBSERVAÇÃOO valor é automaticamente descontado do imposto a pagar. Se tiver imposto a restituir, o valor destinado é somado à restituição.

 

 

Texto: Luana Giacomelli- estagiária de Jornalismo

Fotos: Yasmin da Cruz -estagiária de Publicidade e divulgação do Hippos Equoterapia e Equitação.

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial