Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Professores da Educação Infantil recebem seus...

Educação Fiscal

23/12/2020 29/12/2020 11h36m

Professores da Educação Infantil recebem seus prêmios


Prof.Alexandra Botega da EMEF Vicente Farencena, recebendo seus prêmios de Rozania Rosa

A entrega aconteceu da sexta-feira (18) até a terça-feira (22), no saguão de entrada da Prefeitura de Santa Maria, seguindo todos os protocolos de distanciamento.

Para darmos o encerramento nas entregas das premiações aos docentes que participaram do concurso Inserção da Educação Fiscal na Prática Pedagógica: Ensino Remoto da Teoria à Prática, os professores da Educação Infantil municipal retiraram seus prêmios.

Sabendo-se que a educação fiscal está diretamente relacionada à cidadania, se fazendo presente na arrecadação dos tributos, com retorno as essas próprias comunidades, neste contexto pontuamos a importância  de conscientizar o aluno e a comunidade escolar sobre o valor socioeconômico do recolhimento do tributo, o exercício da cidadania e o controle social da aplicação de recursos públicos.

Os alunos quando trabalham com a educação fiscal, percebem que aquilo que se está sendo exercido, está no cotidiano de suas famílias. Pensando assim a professora Alexandra Botega Ceron Machado da EMEF Vicente Farencena  estimulou os estudantes na construção de conhecimento, propondo que eles e seus familiares,criassem em suas casas situações do cotidiano para apropriação de temas como sustentabilidade, educação financeira, educação fiscal, alimentação saudável, cuidados com o corpo e práticas de letramento.

Assim foi criado um mercadinho fictício aos alunos da educação infantil, na oportunidade, eles puderam explorar esse mercado, simulando a compra de produtos, recebimento de nota fiscal, entre outros. Foi utilizado as plataformas Google Classroom e Google Meet para se trabalhar a distancia. A professora completa: ´´Quando brincamos com mercadinho, e com tributos, as crianças conseguem observar isso na suas vidas , nas suas rotinas dentro de casa com as famílias e isso se torna um aprendizado muito significativo´´. Diz Alexandra.

Já na EMEF Chácara das Flores, a professora Ana Paula Dumke Kuster trabalhou com suas turmas dois projetos, divididos entre a educação infantil e com os anos iniciais. Com os alunos da educação infantil o tema principal foi introduzido através de uma história adaptada: “Os três porquinhos e os impostos’. A história foi contada através de vídeo com imagens e narrada pela professora, onde a brincadeira se fez presente com as suas famílias ao fazer compras fictícias e pagamento de dinheirinho de mentira. Simulando a realidade, onde o vendedor recebe pelo seu produto vendido e uma parte vai para o governo e posteriormente repassado para as melhorias públicas.

Na outra turma, foi abordado com as crianças a preservação do meio ambiente, o desperdício, englobando o momento atual do coronavírus. “Os pais também compreenderam melhor sobre os temas e a arrecadação, assim os alunos entenderam melhor a importância dos impostos, no que são revertidos. Todos se envolveram com entusiasmo”, relatou Ana Paula.

Em tempos de peculiares incertezas, cumpre-nos transmitir uma palavra de ânimo e, sobretudo, de agradecimento A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR  pelos excepcionais projetos desenvolvidos neste ano.

Ao cumprimenta-los, a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal, vem com enorme alegria e satisfação, agradecer a  colaboração, participação, e confiança para o sucesso de nosso concurso e principalmente por estimular a tantas crianças e seus familiares a importância da educação fiscal.

Finalizamos desejando a todos um Feliz Natal e prosperidade em suas atividades. Que em 2021, possamos realizar mais uma edição do concurso, desta vez com as atividades de forma presencial.

 

OBS: O professor que ainda não retirou seu prêmio, favor reagendar uma nova data para 2021 através do e-mail: educacaofiscalsantamaria@gmail.com

 

Texto: Luana Giacomelli, estagiária de Jornalismo, UFN

Fotos: Luana Giacomelli

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial